SATA/Privatização:

Novo plano de negócios pronto até início do segundo trimestre

O novo plano de negócios da operadora SATA deverá estar pronto até ao início do segundo trimestre e só depois se poderá dar o "passo seguinte" para a privatização de parte da empresa, anunciou o Governo dos Açores.



O novo conselho de administração, presidido por Luís Rodrigues, "está a desenvolver um novo plano de negócios da empresa, que deverá ficar pronto a curto prazo", e com base nisso o executivo e a empresa avançarão para o "passo seguinte" da privatização parcial da Azores Airlines, ramo da empresa que opera de e para fora do arquipélago.

"Sem esse plano de negócios não podemos passar para o passo seguinte. O atual conselho de administração está a desenvolver um plano de negócios que deverá estar concluído no final do primeiro trimestre do ano, começo do segundo trimestre", indicou o secretário regional com a tutela dos Assuntos Parlamentares, Berto Messias, que falava aos jornalistas nas Velas, na ilha de São Jorge.

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, tinha dito na semana passada que se impunha do Governo Regional o informar "se vai ou não avançar de imediato" com a alienação parcial da transportadora SATA, como tinha garantido.

O Plano e Orçamento para 2020, apresentado pelo Governo dos Açores no começo de novembro de 2019, indicava que os procedimentos para a alienação de 49% da Azores Airlines seriam publicados até ao final do ano.

O primeiro concurso para a privatização de 49% da empresa foi anulado em novembro de 2018, após a divulgação de documentos que causaram um "sério dano ao grupo SATA e aos Açores", anunciou, na ocasião, o executivo regional.

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues foi indicado recentemente pelo Governo dos Açores como novo presidente da transportadora SATA, tendo o novo conselho de administração tomado posse no começo do ano.

Luís Rodrigues propôs dois novos administradores para o grupo, passando a administração da transportadora a integrar também Teresa Gonçalves e Mário Chaves.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares