Cimeira UE/Rússia

Nova parceria entre a UE e Rússia só na próxima na cimeira de 2008

Nova parceria entre a UE e Rússia só na próxima na cimeira de 2008

 

Lusa / AO online   Internacional   26 de Out de 2007, 11:19

A Comissária Europeia para as Relações Externas, Benita Ferrero-Waldner, afirmou-se esta sexta-feira esperançada de que a Rússia e a UE possam finalmente lançar as negociações para um novo acordo de parceria na próxima cimeira, na Primavera de 2008.
Benita Ferrero-Waldner, Comissária Europeia responsável pelas Relações Externas e Política Europeia de Vizinhança, afirmou, pouco antes do início da cimeira UE/Rússia, que hoje decorre em Mafra, arredores de Lisboa, esperar que "talvez na próxima cimeira seja possível começar com as negociações" sobre o novo acordo de parceria entre a Rússia e a UE.

Ferrero-Waldner salientou que as possibilidades de a parceria ser desbloqueada serão maiores quando as eleições legislativas e presidenciais russas já tiverem sido realizadas.

O governo polaco vetou-a há um ano, no início das discussões, devido a um embargo russo sobre a carne polaca.

Mas a chegada ao poder a Varsóvia do liberal pro-europeu Donald Tusk reavivou as esperanças de desbloqueamento deste dossier.

Não foi avançada qualquer data para a próxima cimeira, mas este tipo de reuniões entre as duas partes são bi-anuais e realizam-se geralmente em Maio e Novembro.

O novo acordo de parceria deverá substituir o acordo de parceria e cooperação em vigor desde 1997.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.