Açoriano Oriental
Nave russa Soyuz partiu para Estação Espacial Internacional com 3 astronautas
A nave russa Soyuz, com três astronautas a bordo, foi lançada quarta-feira à noite da estação espacial de Baikonur (Cazaquistão), com destino à Estação Espacial Internacional (EEI).
Nave russa Soyuz partiu para Estação Espacial Internacional com 3 astronautas

Autor: Lusa/AO online

A nave partiu às 21:58 (hora de Portugal) com dois astronautas russos e um norte-americano e o lançamento decorreu com normalidade, informou a imprensa russa, citando o Centro de Controlo de Voos Espaciais.

A nave deve de acoplar à EEI dentro de menos de seis horas, depois de dar quatro voltas à Terra. A tripulação, que abrirá as portas da escotilha cerca de duas horas depois de acoplar à Estação, é composta pelos cosmonautas Oleg Kótov e Serguéi Riazanski e pelo astronauta norte-americano Michael Hopkins.

Para Kótov será a sua terceira viagem à EEI, mas para os outros dois tripulantes é a primeira vez.

Segundo as previsões, os três novos inquilinos da plataforma orbital ficarão na estação durante 168 dias, durante os quais irão fazer várias “caminhadas” espaciais e experiências científicas.

De acordo com o Centro de Treino de Cosmonautas da Rússia, os três levaram a tocha dos jogos olímpicos de inverno de Sochi (2014), um símbolo que pela primeira vez sairá para o espaço exterior durante um passeio agendado para o dia 09 de novembro.

A tocha é a mesma que será utilizada depois para acender a chama olímpica nos jogos do próximo ano e será transportada pelos dois russos no passeio pelo espaço.

Atualmente estão no local o também russo Fiódor Yurchijin, o italiano Luca Parmitano e a norte-americana Karen Nyberg.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados