Açoriano Oriental
Turquia/Sismo
NATO envia 1400 elementos para reforçar equipas de resgate

A NATO vai enviar 1400 efetivos dos serviços de emergência dos Estados-membros e de parceiros, incluindo dos países candidatos Suécia e Finlândia, para trabalhos de resgate das vítimas dos sismos que abalaram a Turquia na segunda-feira.

NATO envia 1400 elementos para reforçar equipas de resgate

Autor: Lusa/AO Online

A Aliança Atlântica informou em comunicado que mais de 20 países aliados e parceiros enviaram pessoal de emergência para a Turquia com o objetivo de "ajudar a responder aos terramotos devastadores" que abalaram o sul do país e o norte da Síria.

Segundo a organização, há "mais de 53.000 socorristas turcos" no local e os aliados e parceiros estão a fornecer "várias formas de assistência", incluindo equipas de busca e resgate com cães, bombeiros e pessoal especializado, além de alimentos e medicamentos.

"Nestes momentos terríveis, solidarizamo-nos com o nosso aliado Turquia e com todos os afetados", disse a porta-voz da NATO, Oana Lungescu, acrescentando que os Estados-membros "estão prontos para fornecer mais ajuda".

A organização está a enviar a sua assistência através do Centro Euro-Atlântico de Coordenação de Resposta a Desastres, que é o principal mecanismo de resposta a emergências civis da Aliança na área euro-atlântica.

Este centro está ativo durante todo o ano, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e estão envolvidos todos os aliados da NATO e países parceiros, explicou a organização.

O objetivo é ter um sistema de troca de informações para coordenar pedidos e ofertas de ajuda, principalmente em caso de catástrofes naturais ou de causa humana.

As bandeiras dos atuais 30 aliados da NATO, bem como a bandeira da organização, estão hoje a meio haste na sua sede em Bruxelas até ao pôr-do-sol de quarta-feira, em homenagem às vítimas e em solidariedade com a Turquia.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados