Açoriano Oriental
Museu de Aviação dos Açores nasce na Ribeira Grande
A Câmara Municipal da Ribeira Grande vai construir Museu de Aviação dos Açores no lugar do antigo matadouro.
Carregando o video...

Autor: Ana Carvalho Melo

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, assinou esta quinta-feira, no salão nobre dos Paços do Município, um protocolo com o presidente da SATA, António Gomes de Menezes, no qual a transportadora cede à Câmara Municipal da Ribeira Grande o antigo espólio do aeroporto de Santana para o futuro Museu de Aviação.

Segundo Ricardo Silva, autarca da Ribeira Grande, este é o "lugar natural" para o Museu de Aviação dos Açores, tendo em conta que foi no aeródromo de Santana "que se deram os primeiros passos da SATA como uma grande instituição dos Açores que todos preservam e que todos se orgulham".

O autarca explicou que  tem tido a preocupação de preservar a história, sendo este o quinto espaço museológico da cidade. Revelou ainda que há a preocupação em trazer pessoas à Ribeira Grande "para que realmente a parte económica também possa ter rentabilidade".

António Gomes de Menezes destacou que o projeto "só é possível graças a uma enorme amizade com os colaboradores da SATA no ativo, na reforma e os amigos da aviação que tanto nos Açores, como no geral têm manifestado para com este projeto através da sua disponibilidade pessoal e também para construir o acervo da SATA que merecerá finalmente o devido destaque".

As remodelações do espaço para a realização do Museu de Aviação dos Açores poderão ter início em 2014 "quando houver um novo quadro comunitário de apoio" referiu o autarca, salientando que ainda há muito trabalho a fazer ao longo de 2012/2013, nomeadamente no acervo.  

Segundo o protocolo, a Câmara Municipal da Ribeira Grande fica agora responsável por todo o processo de inventariação, conservação e preservação do acervo durante cinco anos, podendo ser renovado de um em um ano. 

 

Notícia atualizada às 16h47

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados