Museu Carlos Machado apresenta mostra de presépios

Museu Carlos Machado apresenta mostra de presépios

 

Ana Carvalho Melo   Cultura e Social   2 de Dez de 2013, 15:04

O Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, acolhe durante a época de Natal a realização de uma mostra de presépios, nas vertentes popular e erudita, evocando uma das mais interessantes manifestações artísticas portuguesas dos séculos XVIII e XIX.

Entre as peças que estarão patentes ao público de 6 de dezembro a 5 de janeiro, destaca-se um presépio dos sécs. XVIII/XIX inserido dentro de uma maquineta arquitetónica rusticada, que encerra um mundo encantatório de forte colorido e no qual sobressai a representação dos mundos terreno e celestial.

Uma lapinha da autoria do bonecreiro lagoense Luís Gouveia, bem como um presépio da artista micaelense Graça Costa Cabral, constituído por um conjunto escultórico em prata e ardósia, estarão também patentes nesta mostra, que pode ser visitada no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, na Igreja do Colégio.

Neste museu estará também em destaque a peça "O Natal", da autoria de Domingos Rebelo, que representa, em tríptico, a cerimónia religiosa do Natal denominada “Beijar o Menino”.

Esta pintura estará patente ao público no átrio do Núcleo de Arte Sacra.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.