Açoriano Oriental
Município de São Roque do Pico diz que “há muita coisa para fazer” na região

O presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, na ilha do Pico, disse que o concelho “foi abandonado durante muito tempo” e “há muita coisa para fazer” na região.

Município de São Roque do Pico diz que “há muita coisa para fazer” na região

Autor: Lusa/AO Online

“Há caminhos agrícolas para reabilitar, há problemas ainda na saúde, há problemas nas vias [de comunicação terrestres] regionais, há o quadro [comunitário] 2030 que só agora é que vai abrir, há uma série de questões”, disse Luís Filipe Silva.

O autarca social-democrata falava aos jornalistas no final de uma reunião com o Governo Regional dos Açores, realizada na sala de reuniões da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico, no primeiro dia da visita estatutária do executivo à ilha do Pico.

Segundo Luís Filipe Silva, as reuniões desta natureza devem servir para “partilha de experiências”: “Eu digo aquilo que estou a fazer e eles [membros do Governo Regional] dizem em que ponto é que estão as situações”.

“Acho que é este espírito que deve presidir. Não é vir aqui reivindicar só perante o Governo [açoriano] obras e mais obras. (…) O que é importante é dizer e partilhar aquilo que ambos [Governo Regional e município] estão a fazer em prol dos Açores e dos açorianos”, concluiu.

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse aos jornalistas que o encontro com o executivo municipal de São Roque do Pico serviu para “partilha de informação” e de “alguma satisfação pelo já alcançado e realizado”.

Bolieiro destacou a área das acessibilidades para a ilha do Pico e também para São Roque do Pico, uma temática que era de “grande reclamação de São Roque e do senhor presidente da Câmara”.

No que diz respeito ao transporte aéreo de passageiros, lembrou que o executivo que lidera criou uma vantagem “nunca dantes experimentada” ao nível de número de voos diários e do número de passageiros, “que aumentou”.

Com a criação da Tarifa Açores (que permite viagens aéreas interilhas para residentes a 60 euros), desde junho de 2021 e até ao final de julho deste ano, foram transportados cerca de 60 mil passageiros para a ilha do Pico.

No transporte marítimo, a retoma da Linha Laranja na ligação com a ilha São Jorge “foi um sucesso”, adiantou José Manuel Bolieiro.

O Governo dos Açores iniciou na terça-feira uma visita estatutária à ilha do Pico.

Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.