Moscovo protesta contra destacamento de navio de guerra dos EUA no mar Negro

A Rússia protestou hoje contra o destacamento no mar Negro de um cruzador da marinha norte-americana no quadro de manobras navais com a Ucrânia, mas cujos mísseis balísticos de defesa constituem, segundo Moscovo, uma «ameaça» à sua segurança.


“Temos uma série de questões sobre a chegada ao mar Negro do cruzador da marinha norte-americana Monterey equipado com um sistema antimíssil Aegis para participar nos exercícios americanos-ucranianos Sea Breeze 2011”, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado.

“A parte russa sublinhou diversas vezes que não deixaria passar em silêncio o surgimento de elementos da infraestrutura estratégica norte-americana na proximidade imediata das suas fronteiras e que o consideraria como uma ameaça à sua segurança”, adiantou.

O sistema Aegis é um radar capaz de detetar, procurar e perseguir mísseis. Os mísseis ligados a este radar fazem parte do arsenal militar utilizado por um escudo antimíssil.

Os russos e os norte-americanos divergem há vários anos sobre a vontade de Washington de instalar um escudo antimíssil na Europa.

PUB

Premium

O consumo de drogas ilícitas em Portugal revela uma grande participação dos Açores, segundo o inquérito europeu sobre as drogas, com a região a representar entre 13% e 25% dos consumidores analisados, consoante a substância