Morreu criador da Pantera Cor de Rosa

O realizador e argumentista norte-americano Blake Edwars, criador da Pantera Cor-de-Rosa, morreu hoje aos 88 anos na sequência de uma pneumonia, anunciou a agência que representa o cineasta.


Conhecido como mestre da comédia contemporânea, assinou ainda títulos como “Breakfast at Tiffany’s” e “Days of Wine and Roses”.

O maior êxito foi alcançado com “A Pantera Cor-de-Rosa”, de 1963, o que o levou a dirigir várias sequelas durante as décadas de 70, 80 e 90.

Nascido a 26 de julho de 1922, em Oklahoma, começou a carreira nos anos 40 como ator, mas cedo se apercebeu que o seu caminho era outro e decidiu escrever guiões para os estúdios Columbia Pictures.

Blake Edwards recebeu um Óscar honorífico em 2004 pelo reconhecimento do seu percurso artístico. Antes, em 1982, foi candidato à estatueta da Academia de Hollywood pelo melhor argumento adaptado por “Victoria Victoria”.

O “Days of Wine and Roses” valeu-lhe uma nomeação para um Globo de Ouro na década de 60.

O cineasta era casado com a atriz Julie Andrews, com quem trabalhou em vários filmes.

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.