Açoriano Oriental
Ministério vai propor à Universidade contrato de saneamento financeiro
O ministério do Ensino Superior vai propor à Universidade dos Açores um contrato de saneamento económico e financeiro para que, num prazo máximo de três anos, atinja o equilíbrio entre as receitas e as despesas.
Ministério vai propor à Universidade contrato de saneamento financeiro

Autor: Lusa / Ao online
    “À situação estrutural de desequilíbrio da Universidade dos Açores (UAç) não tem respondido uma acção sustentada com vista a adequar os custos, nomeadamente de pessoal, às receitas a que tem direito e que consegue obter”, justifica o ministério do sector.

    A posição do ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior consta da resposta a um requerimento dos deputados do PSD à Assembleia da República Mota Amaral e Joaquim Ponte sobre o financiamento da única instituição de ensino superior dos Açores.

    Para resolver o desequilíbrio orçamental da academia açoriana, já admitido pelo seu reitor, o Gabinete de Planeamento, Avaliação e Relações Internacionais, em conjunto com o controlador financeiro do ministério, “vai proceder a uma análise exaustiva das causas desta situação”.

    Além disso, vai “propor à Universidade a celebração de um contrato de saneamento económico e financeiro para que, num prazo máximo de três anos, se atinja uma situação de equilíbrio entre as receitas e as despesas”, adianta a resposta aos deputados social-democratas.

    O documento garante, ainda, que o Governo “tem por certa a importância” da UAç no desenvolvimento socio-económico do arquipélago e na formação de recursos humanos, mas alerta que a instituição tem sido a que “mais beneficia” das transferências de verbas, ao abrigo do chamado “factor coesão”.

    Segundo o ministério, em 2006, a UAç beneficiou de um acréscimo da dotação do Orçamento de Estado de 2,6 milhões de euros, mais 20,1 por cento da sua dotação inicial, e mais 3,7 milhões este ano.

    “Para 2008, prevê-se que o acréscimo de fundos represente pelo menos 43 por cento da sua dotação inicial”, refere o ministério.

    Adiantou ainda que as necessidades de financiamento da instituição se devem ao excesso de pessoal docente e não docente, que “excedem em muito os valores padrão nacionais”.

    De acordo com o ministério, a UAç tem um custo acrescido de 2,7 milhões de euros para o pessoal docente e de 1,8 milhões para o pessoal não docente, calculados com as remunerações médias de 2005.

    “Isto é um total de 4,5 milhões de euros de custos acrescidos com pessoal que a Universidade tem de suportar por excesso de pessoal”, alega a resposta ao requerimento.

    Além disso, a instituição de ensino superior dos Açores recebe 4.800 euros por aluno de dotação do Orçamento de Estado, “muito acima da média nacional para o conjunto das universidades, que é de 4.154 euros”.

    A Universidade dos Açores tem dez departamentos e duas escolas superiores de enfermagem, distribuídos pelas cidades de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

    Contactado pela agência Lusa, o reitor da Universidade açoriana considerou que a resposta ao requerimento do ministério ao PSD constitui um “insulto à Universidade e aos Açores”, alegando que, em Lisboa, não se entende a importância da instituição.

    Avelino Menezes negou que a Universidade não tenha feito um esforço para reduzir o número de recursos humanos, ao adiantar que, em 2003, tinha 262 docentes a tempo inteiro, enquanto este ano este número baixou para os 237.

    Além disso, a instituição passou a integrar, desde 2005, as duas escolas superiores de enfermagem, explicou o reitor, para quem o excesso de pessoal se deve à organização tripolar da academia, devida por três ilhas.

    Esta divisão por São Miguel, Terceira e Faial implica que a UAç disponha de uma duplicação de recursos humanos, em algumas áreas, admitiu Avelino Menezes, que lembrou ainda o “artifício político” que levou à admissão de 79 pessoas em 1996, no tempo do governo de António Guterres.

    “A Universidade dos Açores é a mais peculiar das universidades portugueses”, salientou o seu responsável, ao considerar que o ministério “vê sempre a questão do excesso de pessoal”, enquanto a instituição olha o problema pela “falta de alunos”.

    Segundo disse, a UAç necessitaria de mais cerca de mil alunos para atingir o equilíbrio financeiro (cerca de 2,5 milhões de euros), face à actual forma de financiamento.

    “A tripolaridade terá de ser entendida politicamente”, alertou Avelino Menezes, para quem os técnicos “não têm essa sensibilidade”, por terem uma função mais burocrática.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados