Milhares de casas sem eletricidade no Quebec devido à chegada do Irene

Perto de 200 mil habitações da província do Quebec ficaram esta madrugada sem eletricidade devido à chegada da tempestade tropical Irene.


A maioria das casas afetadas situa-se no sul da cidade de Montreal, a principal cidade do Quebec, informou a elétrica Hydro-Québec.

O furacão Irene, que se transformou depois em tempestade tropical e o deixou de ser cerca das 23:00 locais de domingo, altura em que se encontrava perto da fronteira canadiana, deixou na costa leste dos Estados Unidos inundações, 4,5 milhões de pessoas sem eletricidade e pelo menos 20 mortos, embora tenham sido evitados os graves danos temidos para Nova Iorque.

Apesar de o Irene ter diminuído de intensidade, o Governo do Quebec advertiu hoje a população para que não menospreze a sua potência, dado que já causou ventos de 65 quilómetros por hora em Montreal e intensas chuvas na região.

As autoridades do Canadá alertaram para o facto de se prever que o Irene deixe 100 milímetros de chuva na sua passagem pelo Quebec, nível passível de provocar inundações, tendo avisado ainda que nas proximidades do “olho” do Irene a velocidade dos ventos pode chegar aos 95 quilómetros horários.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares