Açoriano Oriental
Mil presidentes de câmaras e juntas dos Açores reunidos em livro
Um livro que reúne os cerca de mil presidentes de juntas de freguesia e de câmaras municipais dos Açores, nos últimos 40 anos, da autoria do ex-deputado José Andrade, vai ser lançado no sábado, em Ponta Delgada.
Mil presidentes de câmaras e juntas dos Açores reunidos em livro

Autor: Lusa/AO Online

“Trata-se de uma homenagem merecida, coletiva, a todos os mais de mil presidentes de juntas de freguesia e de câmaras municipais que foram eleitos para os 19 municípios e 155 freguesias das nove ilhas nas 11 eleições autárquicas e nas 20 eleições intercalares realizadas nos Açores desde 1976 a 2016”, disse hoje à agência Lusa o autor do livro.

José Andrade, também antigo vereador do PSD na Câmara de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, pretende com a obra “Poder Local nos Açores: 40 anos - 1000 presidentes” reconhecer o “trabalho notável” que os autarcas desenvolveram numa “espécie de maratona geracional” e em nome do “desenvolvimento integral” da região.

O autor explicou que o livro, com a chancela da editora Letras Lavadas, divide-se em duas partes, sendo que a primeira insere, comparativamente, as autarquias locais, apontando-se, por exemplo, a população, território, densidade e a participação eleitoral, a par das opções partidárias de todos os concelhos e freguesias dos Açores.

“Nesta primeira parte compara-se, por exemplo, os presidentes eleitoralmente mais resistentes, mais votados, inclusive a participação crescente que o poder local tem tido nos Açores também ao nível das presidências femininas das câmaras municipais e juntas de freguesia”, declarou José Andrade.

O autor explicou que a segunda parte constitui um guia prático dos autarcas e das autarquias dos Açores, apresentando para cada um dos 19 concelhos e respetivas freguesias a evolução registada nos últimos 40 anos em termos estatísticos, a par de uma cronologia de todos os presidentes dos órgãos executivos.

“Dessa forma, é possível perceber quem foram os presidentes e a sua votação nas sucessivas eleições autárquicas até 2013”, disse.

José Andrade referiu que o prefácio do livro é assinado pelos presidentes de câmara e junta que durante mais tempo estiveram no poder, respetivamente José Carlos Carreiro, na Câmara do Nordeste, na ilha de São Miguel (24 anos), e João Carlos Macedo, na Junta da Fajã de Baixo (29 anos), no concelho de Ponta Delgada.

O livro vai ser lançado no sábado, nos Paços do Concelho de Ponta Delgada, às 17:00 locais, seguindo-se apresentações nas restantes câmaras da ilha de São Miguel: Ribeira Grande (dia 30), Lagoa (02 de dezembro), Vila Franca do Campo (07), Povoação (16) e Nordeste (30 de dezembro).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados