Açoriano Oriental
Mariza e Cesária Évora abrem sexta-feira Cimeira Europa/África
As cantoras portuguesa Mariza e cabo-verdiana Cesária Évora dão sexta-feira um espectáculo em Lisboa que simbolizará a abertura da II Cimeira Europa/África, que decorrerá no fim-de-semana na capital portuguesa.

Autor: Lusa/Ao online
O evento decorrerá sexta-feira à noite no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa, integrado no "momento de confraternização" de uma recepção oferecida pelo Estado português aos participantes da Cimeira.

    Sábado, primeiro dos dois dias de trabalhos do encontro, o primeiro-ministro português e líder da União Europeia (UE), José Sócrates, abre os trabalhos da Cimeira com uma intervenção na plenária.

    Na sessão de abertura, e além de José Sócrates, falarão John Kufuor, chefe de Estado do Gana e presidente em exercício da União Africana (UA), e Hosni Mubarak, Presidente do Egipto, país que acolheu a primeira Cimeira, em 2000.

    Na mesma sessão, seguir-se-ão intervenções dos presidentes das comissões Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, e Africana (UA), Alpha Oumar Konaré, bem como dos líderes dos parlamentos Europeu (PE) e Pan-Africano (PPA).

    Após os discursos iniciais, é dado o início das diferentes sessões, divididas por cinco temas: Paz e Estabilidade, Boa Governação, Democracia e Direitos Humanos, Comércio e Desenvolvimento, Alterações Climáticas e Energia e Migrações, Mobilidade e Emprego.

    Segundo a agenda, as intervenções estarão a cargo de 10 chefes de Estado, cinco de África e outros tantos da Europa, ainda por definir, seguindo-se, depois, o almoço.

    A parte da tarde será preenchida por intervenções dos oradores que se inscreverem, concluindo-se o dia de sábado com um jantar oferecido a todas as delegações no pelo chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, repasto que decorrerá no Palácio da Ajuda, também em Lisboa.

    A manhã de domingo, segundo e último dia de trabalhos, será dedicada à apresentação das conclusões das organizações da sociedade civil, como sindicatos, fóruns empresariais e da juventude, entre outras.

    Até ao fim da manhã continuarão as intervenções sobre os temas do encontro, após o que serão aprovados os documentos base da cimeira, como a Estratégia Com junta Europa/África, o Plano de Acção e a Declaração de Lisboa.

    Na sessão de encerramento, que decorrerá antes do final da manhã, acontecerá a sessão de encerramento, realizando-se, depois, uma conferência de imprensa conjunta dos principais responsáveis dos dois continentes.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados