Açoriano Oriental
Covid-19
Marchas populares de Lisboa voltam a não ser realizadas

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou que não será realizado o concurso das marchas populares que ocorre anualmente em junho, devido à pandemia de Covid-19, e decidiu atribuir metade do subsídio habitual, 15.000 euros, a cada entidade organizadora.

Marchas populares de Lisboa voltam a não ser realizadas

Autor: Lusa/AO Online

“Tendo em conta o atual contexto pandémico e devido às restrições de saúde pública que ainda se mantêm, é com particular tristeza que a Câmara Municipal de Lisboa informa que não será possível realizar este ano o Concurso das Marchas Populares que habitualmente decorre no mês de junho”, indica o município em comunicado.

Apesar de não haver concurso, e “ciente do impacto económico, social e emocional na comunidade”, o município decidiu atribuir a cada entidade organizadora das marchas o valor correspondente a metade do subsídio habitual (15.000 euros) para minorar o prejuízo económico.

Já no ano passado a autarquia tinha cancelado as marchas populares de Lisboa – que se realizam desde o século XVIII, mas têm uma vertente competitiva desde 1932 -, bem como os arraiais de Santo António, ambos integrados nas festas da cidade, devido à pandemia.

Na véspera do dia de Santo António, milhares de pessoas participam habitualmente nas festas, inclusive para assistir ao desfile das marchas, na Avenida da Liberdade.

O cancelamento das marcas em 2020 tinha determinado que o tema “Amália Rodrigues”, celebrando o centenário do nascimento da fadista, transitasse para a edição de 2021, “permitindo que todo o trabalho realizado (arcos, cenografia, figurinos) possa ser rentabilizado no próximo ano”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados