Mais de mil autarcas definem em Viseu políticas para os próximos quatro anos

 O congresso que deverá reeleger Fernando Ruas como presidente da associação que representa os municípios, decorre hoje e sábado em Viseu, sob o lema "Investir nas pessoas, desenvolver Portugal".



Segundo uma nota de imprensa da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (AMNP), este congresso servirá para eleger os novos dirigentes da ANMP e também para que os autarcas definam "as opções e questões políticas de fundo que irão nortear a sua acção dos próximos quatro anos".

Entre as matérias em debate está a execução de QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), alargamento de competências, representação no Conselho de Estado, possibilidade de recurso para o Tribunal Constitucional, alterações climáticas e eficiência energética.

A abertura do Congresso terá hoje a presença da ministra da Saúde, Ana Jorge, e a sessão de encerramento, ao fim da tarde de sábado, é presidida pelo primeiro-ministro José Sócrates.

O congresso reúne todos os presidentes de Câmara dos 308 municípios do país, os presidentes das respectivas Assembleias Municipais e um presidente de Junta por cada concelho.

O actual presidente da ANMP, o social-democrata Fernando Ruas, recebeu o apoio do seu partido para continuar à frente do Conselho Directivo do organismo, composto por dezassete membros.

O encontro irá ainda eleger para o mandato 2009/2013 a Mesa do Congresso, o Conselho Geral e o Conselho Fiscal.

A escolha de um social-democrata para presente tem em conta o facto de o PSD ter sido o partido que venceu em mais autarquias no país após as eleições realizadas no passado dia 11 de Outubro.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares