Mais de 300 passageiros da SATA afetados pelo mau tempo

O mau tempo obrigou hoje a SATA a cancelar seis voos para as Flores, nos Açores, deixando em terra 306 passageiros, disse à Lusa o porta-voz da empresa.


José Gamboa acrescentou que foram cancelados os voos "Ponta Delgada/Terceira/Flores/Horta/Flores/Terceira/Ponta Delgada, ligações que eram extraordinárias de reposição de dias anteriores", e ainda a ligação de rotina "Horta/Flores/Horta". Estes cancelamentos, devido às condições meteorológicas, afetaram 127 pessoas que pretendiam viajar para as Flores e 179 que deveriam ter saído daquela ilha do grupo Ocidental do arquipélago, indicou, acrescentando que estes passageiros serão "reencaminhados segunda-feira". O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete das nove ilhas dos Açores sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima. Assim, as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, com ondas de oeste de sete metros, aumentando para 12 metros e passando a noroeste até às 01:00 de segunda-feira. As ilhas das Flores e Corvo estão também hoje sob aviso amarelo referente a "velocidade média" e "rajada máxima" de vento, "direção de oeste". O IPMA colocou também as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Faial e Pico) sob aviso vermelho referente a agitação marítima, com ondas de oeste de seis metros, aumentando para 11 metros e passando a noroeste, entre as 06:00 de hoje e as 01:00 de segunda-feira. Aquelas ilhas vão estar também sob aviso amarelo, que significa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, referente a “rajada máxima”, de vento, “direção de oeste”, até às 19:00 de hoje. Sob aviso amarelo estão as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) devido a agitação marítima e “altura significativa das ondas de oeste” até à 01:00 de segunda-feira.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024