Em nota de imprensa divulgada a secretaria refere que se trata do "valor mais elevado de toda a série histórica, representando um acréscimo de 230 praticantes face a 2023, crescimento esse influenciado sobretudo pelo aumento no género feminino (+225)".
A distribuição por ilhas evidencia a diversidade e abrangência do sistema desportivo regional. São Miguel concentra 50,2% dos praticantes, seguindo-se a Terceira (25,4%), Faial (6,9%), Pico (6,5%), Santa Maria (3,8%), São Jorge (3,6%), Graciosa (2,0%), Flores (1,3%) e Corvo (0,3%).
No que diz respeito às taxas de participação desportiva, voltam a atingir valores de referência no contexto nacional: "A taxa de participação absoluta situa-se em 10,52%, o valor mais alto de sempre e o terceiro ano consecutivo acima dos 10%. Já a taxa de participação potencial (população entre os seis e os 34 anos) ascende a 31,15%, igualmente o valor mais elevado de toda a série histórica, reforçando o forte impacto do sistema desportivo regional e a expressiva adesão da população açoriana ao desporto federado".
