Açoriano Oriental
Lei das Armas
MAI disponível para fazer "pequenos ajustes"
O Ministério da Administração Interna (MAI) está disponível para fazer "pequenos ajustes" na Lei das Armas na parte respeitante aos caçadores, como licenciamento de campos de tiro e cursos de formação.
 MAI disponível para fazer "pequenos ajustes"

Autor: Lusa/AO Online

Fonte do MAI disse à agência Lusa que algumas questões levantadas pelas associações dos caçadores poderão resultar em "ajustamentos legislativos".

A mesma fonte realçou que os "ajustamentos" na Lei das Armas só serão feitos ao nível dos caçadores, não sendo feitas quaisquer alterações nas questões respeitantes à criminalidade.

A primeira alteração à Lei das Armas de 2006 entrou em vigor em Junho, completando sábado seis meses, com o objectivo de agravar as penas para crimes com recurso a armas, mas também introduziu exigências para os caçadores.

Esta semana realizou-se uma reunião no MAI com as associações do sector e o secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, Conde Rodrigues, vai continuar a ouvi-las e a "tentar encontrar" uma solução para as questões levantadas, adiantou a mesma fonte.

Segundo a fonte do MAI, cursos de formação, licenciamentos de caça e de campos de tiro são algumas das matérias que poderão sofrer "ajustes".

A mesma fonte disse ainda que "algumas questões práticas poderão ser alteradas sem serem necessários ajustamentos legislativos".

As associações consideram, por exemplo, "absurdo" que um caçador que tenha deixado caducar a licença de uso e porte de arma até seis meses tenha que pagar uma coima de 250 euros e com mais de seis meses seja constituído arguido, além da arma ficar apreendida.

O presidente da Federação Portuguesa da Caça, Jacinto Amaro, disse à Lusa que neste momento estão cerca de quatro mil caçadores acusados de crime por terem deixado caducar as suas licenças por um período superior a seis meses.

As associações do sector exigem também que sejam os representantes dos caçadores a ministrarem os cursos para obtenção da licença de uso e porte de arma, em vez da PSP, como está estipulado na lei.

"É uma lei discriminatória para as organizações do sector da caça" em relação à formação, contestou à Lusa o presidente da Confederação Nacional dos Caçadores de Portugal, Vítor Palmilha.

O responsável citou os exemplos das associações dos armeiros, dos coleccionadores e de tiro que dão formação aos próprios associados.

A "burocracia", tanto para a obtenção de uma licença, como para a legalização dos campos de tiro, é outra das queixas das associações, que contestam também o facto de um caçador ser constituído arguido caso a espingarda seja roubada.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Caçadores de Portugal, a solução passa pela publicação de um decreto-lei especificamente para os caçadores.

"Deveria existir um decreto-lei para a caça. Não uma lei que parece que os caçadores são criminosos e que andam a assaltar bancos ou gasolineiras", sustentou Vítor Palmilha.

O presidente da Federação Portuguesa da Caça também afirmou que a lei "é penalizadora para os caçadores", que são "tratados como criminosos".

No ano passado, cerca de 150 mil caçadores tinham licença de uso e porte de arma de caça.

Segundo a Polícia de Segurança Pública (PSP), estão licenciadas cerca de 1,4 milhões de armas de fogo de todas as classes no país, das quais 80 por cento são de caça.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados