Açoriano Oriental
Mau tempo
Madeira e 15 distritos do Continente sob aviso laranja
Quinze distritos de Portugal Continental e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva e vento forte, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Madeira e 15 distritos do Continente sob aviso laranja

Autor: Lusa/AO Online

O IM colocou hoje sob aviso laranja - situação meteorológica de risco moderado a elevado - os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Bragança, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro e o arquipélago da Madeira devido à previsão de vento e chuva forte e agitação marítima.

Sob aviso amarelo - o segundo menos grave de uma escala de quatro - estão os distritos de Santarém, Portalegre e Évora e o arquipélago dos Açores devido à previsão de precipitação, vento e agitação marítima com ondas que podem atingir os cinco metros.

O IM prevê para hoje céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a partir da tarde, períodos de chuva, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros a partir da tarde a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

A previsão aponta ainda para queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela para o final do dia e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, vento moderado a forte de sudoeste que nas terras altas será forte a muito forte com rajadas da ordem dos 110 km/hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 18º Celsius em Lisboa, 15º no Porto e 19º em Faro.

Devido à forte agitação marítima, estão hoje encerradas à navegação as barras de Vila Real de Santo António, Tavira, Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

A barra do Douro está fechada a embarcações com comprimento inferior a 15 metros e as de Aveiro e Figueira da Foz a embarcações com comprimento inferior a 25 metros.

A previsão de condições meteorológicas adversas, com continuação de chuva, vento forte e agitação marítima para os próximos dias, levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a accionar o alerta amarelo até sábado.

Face a esta situação e aos níveis de precipitação dos dias anteriores, vai vigorar o alerta amarelo, o segundo nível numa escala crescente de quatro.

Em comunicado, a Protecção Civil adverte a população que deverá continuar a observar medidas de prevenção e precaução adequadas ao Inverno, nomeadamente no que se refere à condução de veículos, à desobstrução dos sistemas de escoamento de água, aos cuidados com os sistemas de aquecimento, lareiras e braseiras, ao frio e actividades na orla marítima.

O território continental estava em alerta azul, o mais baixo numa escala de quatro, passando agora para alerta amarelo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados