Açoriano Oriental
Luxemburgo emocionou-se com vítimas
A alemã Christel Vonjhr juntou-se às cerca de 200 pessoas que observaram um minuto de silêncio frente ao consulado de França do Luxemburgo, em homenagem às vítimas dos ataques terroristas de Paris.
Luxemburgo emocionou-se com vítimas

Autor: Lusa/AO online

 

Vestida de negro e de braços no ar, acima da cabeça, a segurar um papel com a ilustração da Torre Eiffel a servir de símbolo da paz, a alemã fez questão de mandar uma mensagem: "Não temos que ter medo e temos que continuar a sair para a rua para nos manifestarmos contra o terrorismo".

As imagens de morte que viu na televisão vindas de Paris emocionaram esta alemã, residente no Luxemburgo, que assumiu ainda a tristeza pelas famílias que viram morrer os seus, mas também o "estar zangada".

"Estou zangada com os terroristas. Foram atos desumanos", diz à agência Lusa com a voz emocionada, para logo acrescentar que "cada homem, cada mulher, cada criança deve fazer tudo o que puder para parar o terrorismo".

Pelas 12:00 (11:00 de Lisboa) uma multidão juntou-se frente ao consulado francês, incluindo o Grão Duque do Luxemburgo Henri e o primeiro-ministro Xavier Bettel.

Membros do governo, o embaixador francês no país, Guy Yelda, e magistrados envergando togas negras também marcaram presença.

Além da cor negra, a cerimónia ficou marcada pelo silêncio, apenas quebrado pelo barulho do vento a fazer mexer os plásticos dos ramos de flores.

O ambiente pesaroso tinha tradução ainda nos olhos lacrimejantes, fixando o chão ou as grades do consulado, onde foram pendurados ramos de flores e papéis com o lema da República de França: Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

"Je suis Paris (eu sou Paris)", "Pray for Paris" (rezem por Paris) eram outras das mensagens escritas deixadas no local, onde foram sendo acesas velas para recordar os mais de 120 mortos nos ataques de sexta-feira em Paris.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados