Açoriano Oriental
Luis Gonçalves, medalha prata 400 m T12, recebido por dezenas de amigos e familiares
"Ninguém pára o Luis, olé", "Campeão, campeão", foram as palavras com que as dezenas de amigos e familiares de Luís Gonçalves, medalha de prata nos 400 metros, T12 dos Jogos Paralímpicos Pequim2008, o saudaram à chegada ao Aeroporto de Lisboa
Luis Gonçalves, medalha prata 400 m T12, recebido por dezenas de amigos e familiares

Autor: Lusa/AO online
 O jovem de 20 anos, natural de Alagoa, Portalegre, foi o único dos sete portugueses medalhados em Pequim que regressou no primeiro de três voos em que se desloca a comitiva portuguesa.
À chegada, amigos e familiares brindaram-no com uma recepção efusiva e não pararam de gritar o seu nome, com os passageiros que se encontravam no Aeroporto a não ficarem indiferentes a tamanha manifestação de alegria.
"Quero agradecer a todos, aos meus pais, à minha namorada, à minha humilde aldeia de Alagoa", começou por disser Luís Gonçalves, emocionado. 
Para o atleta a sua estreia paralímpica foi "bastante positiva", considerando que o trabalho e o esforço "foi recompensado".
Visivelmente emocionado, o atleta contou que a experiência em Pequim foi muito boa, fez novas amizades e que a competição foi bastante "saudável e amigável", prometendo que a sua carreira já está lançada para 2012.
"Quando ganhei a medalha senti muita emoção. Há muita competição. Pensa-se que o desporto adaptado está a fraquejar mas bateram-se muitos recordes mundiais…", sublinhou o atleta.
Luís Gonçalves explicou ainda o que sentiu quando lhe contaram que afinal não tinha ganho a medalha de bronze mas sim a de prata, beneficiando da desqualificação do seu adversário chinês:
"Estava à espera da cerimónia de entrega de medalhas quando me avisaram e tive uma explosão de alegria. Sabia que não ia ouvir o hino nacional, mas estou muito orgulhoso. Sei que fiz o meu melhor, assim como os meus colegas", contou.
Muito emocionado, com as lágrimas prestes a cair, Luis Gonçalves enalteceu as qualidades do colega Carlos Lopes, que nestes Jogos Paralímpicos anunciou o final da sua carreira de 20 anos, agradecendo ao seu mentor.
"É um atleta magnífico, ao fim de 20 anos não deixa de ser um grande atleta, não é por nestes jogos não ter tido resultados tão bons que as coisas mudam", testemunhou.
E continuou: "Na preparação para o Europeu de atletismo de Assen2006 contraí uma lesão na coxa e pensei em desistir, mas foi o Carlos que me levou a lutar pelos meus sonhos e naquilo em que acredito. Se não fosse ele não estaria aqui neste momento".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados