Açoriano Oriental
Luis Filipe Vieira satisfeito com promessa de conclusão do 'Apito Dourado'
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, manifestou-se hoje satisfeito com os planos futuros da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, especialmente com a promessa da conclusão breve do processo de corrupção “Apito Dourado”.
Luis Filipe Vieira satisfeito com promessa de conclusão do 'Apito Dourado'

Autor: Lusa / AO online
    "Mais importante do que tudo, fiquei muito agradado pelo facto do ‘Apito Dourado’ ficar concluído até ao final da época desportiva", disse o dirigente, quando abandonava a sede da Liga, no Porto.

    Hermínio Loureiro garantiu hoje que o processo "'Apito Dourado' não está em gavetas ou armários", e é uma das prioridades para o próximo ano, pelo que até final da época desportiva "todos os factos que integram esse processo e implicam avaliação da justiça desportiva da Liga, vão ser avaliados e decididos".

    Parco em palavras, o presidente "encarnado" revelou ainda a sua concordância com a filosofia "um clube um voto" (os da Liga têm actualmente direito a dois e os da Liga de Honra apenas a um), lembrando a sua sensibilidade para o facto após ter passado pela presidência do Alverca.

    Pinto da Costa, presidente do FC Porto, saiu logo a seguir, mas não revelou a sua opinião sobre as medidas propostas por Hermínio Loureiro: "Vocês (jornalistas) é que têm de comentar".

    O Sporting foi representado pelo vice-presidente Rogério de Brito que considerou "exequível" o plano traçado pela Liga de clubes, pelo que sai da reunião "satisfeito".

    Rui Alves, presidente do Nacional, que há um ano impugnou a tomada de posse dos actuais corpos sociais, também deixou a sua aprovação ao que ouviu: "Fiquei particularmente satisfeito e surpreendido pela positiva".

    Entre outros temas, Hermínio Loureiro falou da intenção de incluir o futebol no Quadro de Referência Estratégica Nacional 2007-2013 em termos de apoios da União Europeia, referiu a necessidade da modalidade se munir da devida tecnologia para diminuir o erro (chip na bola e controlo electrónico das linhas de baliza) e da modernização e profissionalização da actividade.

    Hermínio Loureiro falou também da necessidade de regulação das apostas desportivas, da modernização da emissão e aquisição de bilhetes, prometeu a instituição da figura do provedor do adepto do futebol, um novo enquadramento dos horários dos jogos e as transmissões televisivas para 2008/09 e a criação do museu do futebol.

    Das alterações futuras constam ainda os contratos colectivos de trabalho dos futebolistas e dos treinadores, a criação de um departamento de infra-estruturas, a exigência de uma nova atitude do poder político e a criação de um torneio de abertura que vai permitir, na pré-época, que os melhores classificados da Liga compitam com três grandes equipas Europeias a convidar para vir a Portugal.

    A cerimónia contou com a presença de vários clubes e organismos que gerem a actividade dos principais agentes do futebol.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados