Política

Livro de Reclamações substituídos nos Açores

Os serviços e organismos da administração regional dos Açores com atendimento público vão dispor dentro de dois meses de livros de “reclamações e sugestões” em substituição dos livros de “reclamações” introduzidos há 12 anos, decidiu o Governo açoriano.


Segundo um diploma do Executivo publicado esta sexta-feira, o novo instrumento disponibilizado aos cidadãos “passa a permitir a apresentação de sugestões de melhoria dos bens ou do funcionamento dos serviços”.

A nova legislação estabelece também novos mecanismos de gestão das reclamações e sugestões através de suporte informático e altera as regras das auditorias externas, dirigindo-as para a “avaliação da eficácia e eficiência dos serviços da administração regional autónoma”.

As auditorias passarão a diferenciar-se das inspecções, as quais se “enquadram num contexto de verificação da conformidade legal”, refere o diploma, sublinhando que as alterações adoptadas “reforçam a defesa dos direitos dos cidadãos” no respeitante aos bens e serviços disponibilizados pela administração pública.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares