Açoriano Oriental
Covid-19
Líder do PSD/Açores propõe supensão de voos com EUA e Canadá

O líder do PSD/Açores defendeu um pacote de medidas para combater o surto de Covid-19, que contempla, entre outras, a suspensão dos voos da Azores Airlines com os Estados Unidos e Canadá.

Líder do PSD/Açores propõe supensão de voos com EUA e Canadá

Autor: Lusa/AO Online

Em conferência de imprensa realizada em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, José Manuel Bolieiro subscreveu a decisão do Governo dos Açores, enquanto acionista do grupo SATA, que determinou ainda a concentração da atividade operacional da Azores Airlines, que opera de e para fora da região, no aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

O dirigente social-democrata, que defendeu que “mais vale ser excessivo na prudência do que negligente na ação”, para evitar “constrangimentos de caráter económico ou de conforto social”, referiu que “não há que ter medo da crítica pelo excesso”, estando o PSD/Açores disponível para apoiar potenciais medidas, apesar de estar “obviamente vigilante na negligência da ação”.

O líder do PSD/Açores manifestou o seu apoio a um eventual alargamento do período de contingência em vigor nos Açores, tendo alertado que, “apesar dos esforços das autoridades de saúde”, a recolha de amostras biológicas “não está totalmente implementada”.

O PSD/Açores tinha proposto que deveriam ser as amostras a seguir para o hospital de referência, localizado na ilha Terceira, e não os potenciais suspeitos.

José Manuel Bolieiro manifestou também preocupação pela forma como se está a efetuar o trânsito de passageiros do aeroporto de Ponta Delgada para outras ilhas, tendo “a noite passada, pessoas vindas de Lisboa, com destino à ilha do Pico, por exemplo, sido deixadas à sua sorte e a dormir, alguns mesmo na aerogare, sem apoio para a exigência do cumprimento de quarentena”.

“Exorto o Governo dos Açores a ponderar um sistema de apoio para estas situações”, disse.

O dirigente social-democrata considerou “ser urgente” a criação de uma segunda equipa de evacuação aérea, com sede no Hospital de Santo Espirito, na ilha Terceira, uma vez que só existe uma equipa escalada para este efeito, relembrando que esta funciona em situações normais e agora tem que acolher à pandemia.

O PSD defende ainda a criação de uma equipa de vigilância permanente de aplicação das medidas de combate que terá como missão verificar se as medidas emanadas da Autoridade Regional da Saúde e Governo Regional estão a ser cumpridas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados