Açoriano Oriental
Liberais alertam contra extremismos e recusam trocar princípios por lógicas eleitorais

O líder da Iniciativa Liberal (IL) alertou este sábado contra o aparecimento dos extremismos em Portugal, o que "não é mau, é péssimo", e avisou que o partido não troca o princípio contra discriminações por lógicas eleitorais.

Liberais alertam contra extremismos e recusam trocar princípios por lógicas eleitorais

Autor: AO Online/ Lusa

No encerramento, via videoconferência, da V convenção dos liberais, que decorreu em modo digital, João Cotrim Figueiredo recusou "ceder" a fenómenos associados a esse extremismo surgido nos últimos tempos na vida política e que "contribuem para uma estratégia do PS que visa eternizar-se no poder como se não houvesse alternativa".

E, sem nunca mencionar diretamente o Chega, o partido populista e de extrema-direita que elegeu um deputado, Cotrim Figueiredo afirmou ainda que a IL "não ajudará que eleitores sejam olhados como deploráveis", numa referência à forma como eram tratados, nos Estados Unidos, os eleitores de Donald Trump pela candidata derrotada nas presidenciais de 2016, a democrata Hillary Clinton.

No seu discurso, de menos de 20 minutos, o líder e deputado da IL reafirmou a "posição de princípio" de "total repúdio de todas as formas de discriminação que ferem a essência da crença liberal na individualidade e dignidade de cada ser humano", baseadas "na raça, no sexo, na etnia ou na religião".

"Esta posição de princípio não é negociável em qualquer contexto pré ou pós-eleitoral", afirmou.

Os últimos anos e eleições, disse, resultaram em "mudanças no xadrez político", em que o "voto útil é mais inútil, o que é bom e clarifica a escolha das pessoas", mas também "deu lugar a extremismos, o que não é mau, é péssimo".

A Iniciativa Liberal elegeu pela primeira vez um deputado à Assembleia da República nas legislativas de 2019.

Para as autárquicas do próximo ano, a opção do partido é apresentar-se às urnas sozinho, “porque missão é espalhar o liberalismo”, mas Cotrim Figueiredo admitiu “acordos pontuais”, desde que programa e candidatos sejam “liberais”.

Em 2021, a Iniciativa Liberal alertou que “muito se vai falar da TAP”, com a possível injeção de mais 3,1 mil milhões de euros nos próximos anos, e que a companhia aérea “não é essencial à coesão territorial”.

E alertou para os “os coletivistas do Bloco de Esquerda e do PCP irão fazer muita força para nacionalizar os CTT”, cuja concessão de serviço público universal está a terminar.

“Fica já aqui o alerta para voltarmos a ter razão antes de todos: qualquer intenção ou tentação de nacionalizar os CTT será mais um verdadeiro atentado ao bolso do contribuinte”, disse, a exemplo do que diz acontecer com a TAP.

Na frente parlamentar, o líder e deputado da IL anunciou ainda que o partido vai “apresentar propostas legislativas para tornar a violência doméstica um crime público” e recordou que esta medida já aditada aos crimes sexuais contra menores “teve bons resultados”.

Em síntese, Cotrim Figueiredo disse que a alternativa aos partidos como o PS existe e, de um lado, há a escolha “por quem acha que o Estado sabe melhor do que as pessoas o que é melhor para elas” e, do outro, “quem confia nos portugueses e nas escolhas livres que eles possam fazer”.

A convenção (ou congresso) de hoje da IL teve na ordem de trabalhos a eleição dos órgãos dirigentes para os próximos dois anos - conselho nacional, do conselho de jurisdição e do conselho de fiscalização –, mas não a direção e o presidente, João Cotrim Figueiredo, que foi eleito em dezembro de 2019.

A lista L, de Cotrim Figueiredo, para o conselho nacional – principal órgão entre congressos – foi a mais votada, com 259 votos a favor. As outras duas listas, I e D, tiveram 111 votos e 101 votos, respetivamente.

A Iniciativa Liberal foi reconhecida pelo Tribunal Constitucional em 13 de dezembro de 2017.

Nas eleições dos Açores, em outubro, os liberais conseguiram também entrar no parlamento regional, elegendo um deputado.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados