Açoriano Oriental
Ucrânia
Kremlin anuncia visita “para breve” de Putin aos territórios secessionistas

A presidência russa indicou hoje que o líder russo, Vladimir Putin, tem prevista uma visita “para breve” às regiões separatistas ucranianas controladas pelas forças militares russas.

Kremlin anuncia visita “para breve” de Putin aos territórios secessionistas

Autor: Lusa /AO Online

“Putin visitará em breve o Donbass”, anunciou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela agência noticiosa oficial Tass. “Decerto que ocorrerá no seu devido tempo porque é [um território] que faz parte da Federação russa”, sublinhou.

No passado dia 05 de outubro Putin assinou um decreto sobre a incorporação na Federação russa das regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Zaporijia e Kherson. As quatro zonas tinham sido anexadas após a realização de referendos considerados ilegais pela Ucrânia, Estados Unidos e aliados.

Peskov garantiu ainda que o processo de recrutamento militar na Rússia “foi concluído”.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas – mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.655 civis mortos e 10.368 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados