Açoriano Oriental
Jogo pedagógico para ajudar a “Conhecer a Lagoa”

“Conhecer a Lagoa” é o nome do jogo pedagógico criado pela Câmara Municipal com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre o concelho

Jogo pedagógico para ajudar a “Conhecer a Lagoa”

Autor: Ana Carvalho Melo

O jogo “Conhecer a Lagoa”, concebido pela Câmara Municipal, procura de forma lúdica aumentar o conhecimento sobre a história e cultura do concelho.

“A ideia de conceber este jogo pedagógico foi da Comissão constituída para a comemoração dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade, como forma de fazer chegar ao público uma atividade que desse a conhecer melhor o concelho”, revelou ao Açoriano Oriental a vereadora com os pelouros da Cultura e Educação, Albertina Oliveira.

Com este objetivo foi criado um jogo de tabuleiro, destinado a pessoas dos 9 aos 99 anos, o qual pode ser jogado individualmente (até 5 jogadores) ou em equipa (até 5 equipas).

O jogo é constituído por 45 cartões, com questão-resposta, cinco peões, um dado e cinco puzzles.

Para vencer o jogo, o jogador ou a equipa terá de conquistar o concelho da Lagoa, completando o puzzle, com as seis peças de cada cor, que correspondem às cores das casas de jogo e respetivas perguntas, e voltar à casa de partida.

Albertina Oliveira destacou que os cinco peões de jogo foram elaborados pelo bonecreiro residente do convento de Santo António, João Arruda, e correspondem a bonecos representativos da arte bonecreira, nomeadamente o franciscano; a camponesa; o homem do chapéu de três bicos; a mulher do capote e capelo e o cagão, sendo a esta última figura idiossincrática da arte bonecreira da Lagoa.

Segundo a vereadora estes peões foram concebidos, em parceria com o Expolab - Centro de Ciência Viva, para reduzir as figuras originais para o tamanho de peões de jogo, através da impressão 3D.

Na quinta-feira passada o jogo começou a ser distribuído no concelho, tendo a Escola Secundária da Lagoa sido a primeira instituição a recebê-lo.

No entanto, todas as escolas e Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) do concelho vão receber o jogo, numa iniciativa integrada nas Comemorações dos 500 anos de elevação da Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade, assim como do programa comemorativo do Dia Internacional da Cidade Educadora.

A vereadora contou ainda que, na quinta-feira, durante o evento Steam &Games, dedicado à ciência, tecnologia, engenharia, artes, matemática e jogos, organizado na Escola Secundária da Lagoa, foi lançado o desafio aos estudantes para conceberem uma versão digital deste jogo, de forma a “chegar mais rapidamente ao público”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados