Açoriano Oriental
Inseto de 62,4 centímetros é o maior do mundo
Um inseto de mais de meio metro de comprimento foi encontrado no sul da china e declarado o maior do mundo, anunciaram os meios de comunicação locais.

Autor: Lusa/AO online

 

Um bicho-folha de 62,4 centímetros, descoberto há dois anos na província do sul Guangxi, bateu o recorde enquanto inseto mais comprido do mundo entre as 807.625 variedades conhecidas, referiu a agência Xinhua citando o Museu do Inseto do Oeste da China.

O anterior recorde foi dado a um outro bicho-folha da Malásia, encontrado em 2008, que media 56,7 centímetros e que está agora exibido no Museu de História Natural de Londres.

O cientista Zhao Li foi alertado pela população local de que teriam visto um inseto enorme de mais de meio metro de comprimento tão espesso como o dedo indicador humano e desde então o cientista andou à procura dele, durante seis anos, até finalmente o encontrar e capturar.

“Estava a coletar insetos numa montanha de 1.200 metros de altura na cidade de Guanxi Liuzhou, na noite do 16 de agosto de 2014, quando surgiu uma sombra negra à distância que parecia um ramo de uma árvore,” disse Zhao Li.

“Quando me aproximei, fiquei chocado ao encontrar um enorme inseto com pernas tão compridas quanto o corpo,” acrescentou o cientista.

O inseto foi apelidado “Phryganistria chinensis Zhao” em sua homenagem.

Foram encontradas mais de 3.000 variedades de bichos-folha até agora, segundo a agência Xinhua.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados