Autor: Carolina Moreira
O advogado açoriano Elias Pereira assumiu, no passado dia 8 de maio, em Lisboa, o cargo de vice-presidente do Conselho Superior da Ordem dos Advogados, com responsabilidade sobre a área da disciplina, após a lista que integrou ter ganho as eleições internas.
Em declarações ao Açoriano Oriental, Elias Pereira confessa ser com “honra” e “orgulho” que assumo o “desafio” da vice-presidência do Conselho Superior da Ordem nacional, explicando tratar-se do “órgão de recurso máximo dos colegas advogados em matérias disciplinas e em matérias, por exemplo, de fixação de honorários quando existirem divergências com os clientes”.
“É um cargo de responsabilidade na medida em que está em causa a vida profissional de cada colega”, afirma, assinalando tratar-se da primeira vez que um açoriano assume um cargo desta importância na Ordem.
Segundo Elias Pereira, o cargo assumido “não é um trabalho de holofotes nem de grande impacto público, mas de uma importância estratégica de equilíbrio da nossa função e, sobretudo, correção de alguns erros profissionais”, sempre com o objetivo de salvaguardar o “interesse público”.
Refira-se
que a Ordem dos Advogados é constituída pelo Conselho Geral liderado
pelo bastonário, pelo Conselho Superior, pelo Conselho Fiscal e pelo
Conselho de Supervisão.
Além do cargo assumido por Elias Pereira, a
Ordem dos Advogados conta também com Clélio Meneses - antigo secretário
regional da Saúde - como vogal do Conselho Geral liderado pelo
bastonário João Massano.
“É um cargo também importante porque se trata de um órgão executivo”, refere Elias Pereira, salientando que o objetivo é conseguir que “os Açores tenham mais influência a nível nacional”.
“É importante para nós, advogados açorianos, sermos
ouvidos e respeitados a nível nacional. Se nos reconhecem capacidades
para assumir determinadas funções, temos de estar à altura delas. É de
facto um desafio e espero estar à sua altura”, confessa Elias Pereira em
declarações ao jornal.