INE revê em baixa para 0,7% crescimento da economia

O Instituto Nacional de Estatística reviu hoje em baixa o crescimento da economia portuguesa no terceiro trimestre, para os 0,7 por cento, face ao trimestre anterior, menos 0,2 pontos percentuais relativamente ao valor indicado na primeira estimativa.


O INE apontava a 13 de Novembro para um crescimento de 0,9 por cento no terceiro trimestre de 2009, face ao trimestre anterior, e explica que esta revisão reflecte sobretudo "informação mais actualizada do comércio internacional".

Na variação acumulada (ano acabado no trimestre de referência), o Produto Interno Bruto caiu 2,5 por cento no terceiro trimestre, valor que compara com uma contracção de 3,7 por cento no ano acabado no segundo trimestre de 2009.

Segundo as Contas Nacionais Trimestrais divulgadas hoje, a redução menos acentuada da procura interna, em especial do investimento, justifica a diminuição menos intensa do PIB.

PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria