Indonésia: Registado mais um sismo, com emissão de alerta de tsunami

Indonésia: Registado mais um sismo, com emissão de alerta de tsunami

 

Lusa / Ao online   Internacional   25 de Nov de 2007, 11:40

Um segundo sismo, agora com a magnitude de 6,7 graus na escala de Richter, voltou hoje a atingir a Indonésia, designadamente a ilha de Sumbawa, causando pelo menos 17 feridos, anunciou o centro de sismologia norte-americano (USGS).

    O epicentro do segundo abalo, registado às 00:02 horas locais (16:02 horas de Lisboa), teve o epicentro 44 quilómetros a Oeste de Raba e 349 quilómetros a Leste de Denpasar, na ilha de Bali, a uma profundidade de 30 quilómetros.

    Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas, segundo fonte hospitalar.

    Os sismólogos indonésios confirmaram a magnitude registada pelos sismógrafos norte-americanos e emitiram uma alerta de tsunami, mas não há registo de vagas gigantes, pelo que o alerta foi entretanto levantado.

    O sismo, que foi sentido nas ilhas vizinhas de Lombok e Bali, teve já uma réplica de 5 graus, registada às 01:15 horas locais (17:15 horas de Lisboa), segundo o instituto indonésio de sismologia.

    Este segundo sismo segue-se a um primeiro abalo com a magnitude de 6,2 graus, que provocou cenas de pânico na ilha de Samatra, na parte ocidental do país.

    Este primeiro sismo ocorreu às 09:51 horas locais (02:51 horas de Lisboa).

    O epicentro deste sismo foi localizado 75 quilómetros a Oeste da cidade de Bengkulu e 230 quilómetros a Sul da cidade de Padang.

    Os tremores de terra são frequentes na Indonésia, um imenso arquipélago de mais de 12 mil ilhas situado na "Cintura de fogo" do Pacífico.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.