Açoriano Oriental
Igreja do Carmo na Horta inaugura novo Órgão de Tubos

Concerto inaugural será realizado pelo organista titular da Sé de Lisboa, António Duarte.

Igreja do Carmo na Horta inaugura novo Órgão de Tubos

Autor: Igreja Açores

O concerto inaugural do novo órgão de tubos da Igreja do Carmo, na Horta, terá lugar no próximo dia 14 de julho, às 21h00, e estará a cargo do organista titular da Sé patriarcal de Lisboa, António Duarte.

O novo instrumento foi adquirido na Holanda e está a ser montado pelo organeiro Pedro Guimarães desde o inicio do mês de julho para a Festa de Nossa Senhora do Carmo, que decorre entre os dias 7 e 17 de julho.

De 7 a 15 realiza-se a novena preparatória; no dia 13 há uma conferência proferida pelo padre Nelson Pereira, às 20h30, sobre “A via da beleza, itinerário de fé e encontro”.

No dia 15 de julho, às 20h30, haverá o concerto da Filarmónica Unânime Praiense e depois a actuação do Grupo Folclórico do Salão e, às 22h30, o grupo etnográfico de Castelo Branco.

No dia 16 de julho, às 11h00, a missa será presidida pelo padre Aurélio Sousa com a participação dos Carmelitas da ilha do Pico. Às 18h00, a missa solene da festa será presidida pelo Administrador Diocesano de Angra, cónego Hélder Fonseca Mendes, e  a animação será feita pelo Coro Stella Maris. Às 19h30 realiza-se a procissão de Nossa Senhora do Carmo com as filarmónicas Nova Artista Flamenguense e Unânime Praiense.

Às 20h30 atuará o Grupo de Chamarritas Amigos das Angústias e depois segue-se a atuação da Filarmónica Nova Artista Flamenguense.

No dia 17 de julho a festa termina com a missa dominical presidida pelo Reitor da Igreja do Carmo, que terá transmissão em direto na RTP 1.

Esta é uma das festas mais importantes da Horta e da ilha do Faial, que envolve sobretudo os irmãos carmelitas.

Construída no século XVIII e mandada edificar por D. Helena de Boim, esposa do então capitão-mor Francisco Gil da Silveira, a Igreja do Carmo esteve durante muitos anos à espera de fundos para o restauro, o que foi conseguido em 2018.

A Ordem Carmelita tem mais de 200 irmãos ativos sendo considerada a maior dos Açores, neste momento.

Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) é um título consagrado à Virgem Maria. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel. A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o acto de se estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados