Idosos e crianças partilham novo espaço de convívio na Madalena

Um projeto de cariz social vai juntar no mesmo espaço idosos e crianças no concelho da Madalena, ilha do Pico, onde serão disponibilizadas atividades ocupacionais específicas e onde os mais jovens poderão ser tutores dos seniores.


 

O presidente da Câmara Municipal, José António Soares, explicou hoje à Lusa que o projeto "Madalena Abraça Mais" resultou de uma parceria entre a autarquia e o Salão Recreativo dos Toledos, tendo o município investido mais de 100 mil euros na realização de obras de adaptação para que o espaço receba um ATL (valência de atividades de tempos livres) e um centro de convívio de idosos, bem como cozinha e refeitório.

Segundo o autarca, estas valências vão funcionar, a partir de sexta-feira, dia da inauguração.

O Salão Recreativo dos Toledos "estava a necessitar de uma requalificação", referiu, acrescentando que foram também adquiridos "cerca de 250 novos equipamentos administrativos, informativos e didático-pedagógicos", além de uma viatura para o transporte de idosos e crianças adaptada a pessoas com mobilidade reduzida.

"Este projeto abrange todas as áreas de cariz social, já que a própria carrinha poderá transportar os idosos entre as suas residências e o médico", acrescentou.

José António Soares, que explicou que o projeto resultou de uma candidatura feita à Adeliaçor -- Associação para o Desenvolvimento Local das Ilhas dos Açores, sublinhou que o "Madalena Abraça Mais" promove "o diálogo intergeracional" e potencia "a concretização regular de diversas atividades, como cursos de informática para crianças e idosos, em simultâneo, sendo os mais jovens tutores dos seniores".

O presidente da Câmara Municipal da Madalena salientou que esta é uma forma de inclusão e de fomentar a relação entre os mais novos e os mais idosos, que vão passar a ter "condições de excelência" no espaço.

PUB

Premium

João Dâmaso Moniz é diretor-geral da Escola Profissional da Ribeira Grande. Foi neste contexto que liderou a lista única, com várias escolas, candidata à Associação de Escolas Profissionais dos Açores, tendo sido eleito presidente da direção da AEPA no passado dia 12 de dezembro para os próximos três anos. Em entrevista ao Açoriano Oriental, João Dâmaso Moniz fala dos desafios que se colocam atualmente ao ensino profissional nos Açores.