Autor: Lusa/AO Online
“Este é um passo muito significativo nos cuidados de saúde à população e que não servirá apenas para suprir as necessidades deste momento difícil, mas também põe a Região no caminho do futuro”, afirma a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, citada numa nota de imprensa.
Segundo a governante, “neste momento, já estão no HDES diversos equipamentos que servirão os utentes do Serviço Regional de Saúde”.
“O hospital modular passa a dispor de equipamento de neuroestimulação, nove vídeolaringoscópios, seis ventiladores não invasivos e oito invasivos, 11 ecógrafos e 130 camas articuladas que permitirão a substituição de obsoletas, seis camas de bloco de partos avançadas e 13 camas de UCI [Unidade de Cuidados Intensivos] avançadas”, adiantou.
Para Mónica Seidi, “tudo isto traz também aos Açores soluções de monitorização e ventilação muito mais avançadas, ao nível do melhor que, neste momento, os hospitais da Europa têm vindo a adquirir, colocando o Serviço Regional de Saúde num patamar superior em termos da qualidade dos cuidados de saúde”.
A secretária regional da Saúde e Segurança Social revelou que, na próxima semana, chegarão mais equipamentos destinados ao hospital modular de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nomeadamente novos ventiladores e incubadoras para a neonatologia, bem como novos equipamentos de Imagiologia e para o Bloco Operatório.
“Ficaremos com um Serviço Regional de Saúde cada vez mais robusto, graças ao investimento do Governo dos Açores. Os compromissos por nós assumidos estão a ser cumpridos”, assegurou Mónica Seidi.