Autor: André Medina
Henrique Moniz terminou ontem o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) em grande nível ao sagrar-se o grande vencedor do Rallye Vidreiro Centro de Portugal 2025 nas 2 Rodas Motrizes (2RM).
Na oitava e última prova pontuável para o campeonato, o piloto lagoense, que fez dupla com Jorge Diniz, capitalizou a desistência de Guilherme Meireles, líder da segunda até à sétima prova especial de classificação (PEC), e levou o seu Peugeot 208 Rally4 à primeira vitória numa prova do campeonato nacional (12.ºà geral), precisando de uma hora (h), um minuto (m) e 30.5 segundos (s) para percorrer todos os 102,84 quilómetros (km), sendo seguido por Ricardo Sousa(+18s7) e PedroSilva (+32s).
O rali promovido pelo Clube Automóvel da Marinha Grande também serviu para “coroar” o espanhol Dani Sordo como o novo campeão de Portugal de ralis.
Ao volante de um Hyundai i20 Rally2, Sordo foi o mais rápido no Rallye Vidreiro Centro de Portugal, precisando de “gastar” apenas 55m51s5 para completar todas as classificativas, e bater a concorrência do norte-irlandês e detentor do título Kris Meeke por apenas 0,8 segundos. GonçaloHenriques e Inês Veiga, também em Hyundai i20 Rally2, foram a melhor dupla portuguesa na competição e asseguraram o lugar mais baixo do pódio.
Já Rúben Rodrigues e Rui Raimundo, em Toyota Yaris GR Rally2, apresentaram a consistência que tem sido “imagem de marca” no CPR e finalizaram a última prova do calendário nacional no sétimo lugar à geral, a 2m31s8 do piloto mais rápido.
Já PedroCâmara, o terceiro açoriano em prova, foi infeliz no Rallye Vidreiro Centro de Portugal.
Depois de uma entrada “em falso” na segunda PEC, onde o Câmara perdeu 2m58s na sequência de um furo, o jovem piloto micaelense ainda venceu a super-especial e cinco das seis classificativas disputadas ontem, não sendo, no entanto, suficiente para alcançar mais do que o quarto e penúltimo lugar entre os concorrentes que participam na FPAKJúnior Team de Ralis, a 2m44s8 de Francisco Fontes e Nuno Rodrigues da Silva, em Lancia Ypsilon Rally6, que se estrearam a vencer na competição.
De resto, PedroCâmara irá tentar confirmar a conquista do título na quarta e última prova do FPAK Júnior Team Ralis, o Rally de Lisboa, que se disputa nos dias 30 de outubro e 1 de novembro.