Açoriano Oriental
Liga Sagres
Hat-trick de Cardozo na goleada à Académica
O Benfica juntou-se ao Sporting de Braga no topo da tabela da Liga portuguesa de futebol, ao golear uma voluntariosa Académica, por 4-0, com Óscar Cardozo a fazer mais um hat-trick
Hat-trick de Cardozo na goleada à Académica

Autor: Susete Rodrigues

Depois de ter vencido o Benfica na Luz nas duas últimas temporadas, a Académica pagou cara a ousadia de tentar jogar de “peito aberto” no terreno do adversário, sofrendo uma pesada derrota na 12.ª jornada.

O empate com o Sporting e a eliminação da Taça de Portugal, em casa frente ao Vitória de Guimarães, já são passado para os “encarnados”, que, graças aos golos do paraguaio Óscar Cardozo (06, 55 e 69 minutos) e do argentino Javier Saviola (32), se juntaram ao Braga no topo da tabela e mantiveram três pontos de vantagem sobre o FC Porto.

Recuperado da operação à apendicite que o afastou dos últimos três jogos do Benfica, o central Luisão regressou à titularidade, enquanto Ruben Amorim substituiu o castigado Javi Garcia, tendo Pablo Aimar recuperado dos problemas no tornozelo direito e integrado o “onze”.

No regresso ao Estádio da Luz, depois da eliminação caseira da Taça, podia esperar-se algum nervosismo dos “encarnados”, mas Cardozo inaugurou o marcador logo aos seis minutos, após um excelente passe de Saviola.

Num relvado muito maltratado pela forte chuva, a Académica não acusou o golo e continuou a jogar de forma aberta e, por duas vezes, William Tiero assustou os “encarnados”.

Com muitas dificuldades para construir jogo, o Benfica foi tremendamente eficaz e, à segunda grande oportunidade, aos 32 minutos, marcou o segundo golo.

Após uma excelente combinação com o brasileiro Ramires, Saviola isolou-se e, à saída de Rui Nereu, fez um espectacular chapéu, marcando pela quinta vez na Liga.

Com o segundo tento, o Benfica libertou-se e passou a dominar o encontro e dispôs de mais duas boas oportunidades, mas o argentino Angel Di Maria (36 minutos) e Cardozo (42) desperdiçaram.

A Académica voltou a entrar bem na segunda parte, mas a resistência dos “estudantes” acabou aos 55 minutos, quando Cardozo bisou, na recarga de cabeça a um remate de Di Maria.

Com três golos de vantagem e com a capacidade física e anímica dos adversários a cair a pique, adivinhava-se mais uma goleada do Benfica e o quarto golo esteve muito perto de aparecer aos 57 minutos, quando Ramires, respondendo a um cruzamento de César Peixoto, atirou ao poste.

O quarto tento do Benfica acabou por aparecer aos 69 minutos, com Cardozo a fazer o “hat-trick”, de cabeça, na sequência de um livre apontado por Di Maria, tendo o paraguaio apontado o 14.º golo em 10 jogos disputados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados