Médio Oriente

Guterres pede a Israel para parar com demolição da sede da UNRWA

O secretário-geral da ONU pediu a Israel que “suspenda imediatamente” a demolição dos edifícios da sede da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) em Jerusalém Oriental e exigiu a respetiva reconstrução



“O secretário-geral [da ONU] considera totalmente inaceitável a escalada contínua das ações contra a UNRWA, que são incompatíveis com as claras obrigações de Israel perante o direito internacional", acrescentou António Guterres, num comunicado divulgado pelo seu porta-voz, Farhan Haqq.

Condenando “nos termos mais enérgicos” as ações de Israel para demolir o complexo da UNRWA, no bairro de Sheikh Jarrah, Guterres exigiu, paralelamente, a respetiva reconstrução imediata.

“O secretário-geral insta o Governo de Israel a cessar a demolição do complexo da UNRWA em Sheikh Jarrah e a devolver e restituir, sem demora, o complexo e as restantes instalações da UNRWA às Nações Unidas”, acrescentou.

“Como afirmou reiterada e inequivocamente, inclusive numa carta enviada ao primeiro-ministro de Israel [Benjamin Netanyahu] a 08 de janeiro, o complexo de Sheikh Jarrah continua a ser uma instalação das Nações Unidas e é inviolável e imune a qualquer forma de interferência”, referiu ainda o porta-voz.

Israel tem acusado repetidamente a agência da ONU de apoiar o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e outros grupos palestinianos, embora uma investigação independente, liderada pela antiga ministra dos Negócios Estrangeiros francesa Catherine Colonna, tenha concluído, em abril de 2024, que, apesar de a organização ter margem para melhorar em matérias como a neutralidade ou a transparência, não existiam provas que sustentassem as acusações israelitas de ligações ao terrorismo.

Apesar disso, Israel manteve as suas críticas e, a 08 de dezembro de 2025, as forças de segurança israelitas realizaram uma operação na sede da UNRWA, no âmbito da pressão exercida sobre o organismo, que denunciou o “flagrante desrespeito” de Israel pelo Direito Internacional.

PUB

Um total de 450 estudantes açorianos receberam o pagamento da bolsa de estudo relativa ao ano letivo 2025/2026, no âmbito do Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes no Ensino Superior, informou o Governo dos Açores