Guimarães termina campeonato no terceiro lugar

O Vitória de Guimarães venceu hoje o Estrela da Amadora (4-0) na última jornada da I liga de futebol, e alcançou assim um feito inédito na sua história ao qualificar-se para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões


Com a confortável vitória hoje obtida perante um inofensivo Estrela da Amadora, o Vitória de Guimarães alcança o terceiro lugar pela quarta vez na sua história e melhora o registo do Barreirense que, em 1969/70, ficou em 4º lugar no ano em que subiu à divisão maior do futebol português.
A noite histórica do Vitória de Guimarães é extensível também a Manuel Cajuda, técnico da subida de divisão, que pela primeira vez na sua carreira alcança o pódio.
Cajuda fez alinhar o "onze" habitual, apenas com a alteração na frente de ataque ter surgido Roberto, primeira vez titular, em detrimento de Miljan. 
A primeira explosão de alegria no Estádio D. Afonso Henriques ocorreu com o golo do Boavista em Alvalade. Mas seria sol de pouca dura, uma vez que o Sporting daria a volta ao resultado ainda durante o primeiro tempo. 
Nos primeiros 45 minutos a turma vimaranense foi muito calculista e pragmática, registo aliás que, com sucesso, utilizou diversas vezes durante o campeonato.
Ainda assim, o Vitória de Guimarães era a única equipa a procurar a baliza adversária sobretudo através do corredor direito onde Andrezinho e Alan tudo faziam para levar a equipa avante. 
A primeira oportunidade de golo só surgiu aos 25 minutos quando Alan quase marcava de canto directo, mas Pedro Alves salvou em cima da linha. 
O golo chegaria na sequência de outro canto, mas do lado direito. Desmarets cruzou para o primeiro poste onde Flávio Meireles apareceu a rematar acrobaticamente para o fundo da baliza, à semelhança do que tinha feito no Restelo, contra o Belenenses, na jornada anterior.
No segundo tempo a toada manteve-se: o Vitória por cima, mas sem carregar em demasia. Até que surgiu o minuto 69 que marcaria o jogo, porque podia ter ditado o empate para o Estrela e, ao invés, redundou no segundo golo para os da casa. 
O primeiro momento pertenceu a Mendonça, que após uma bela jogada de envolvimento da equipa "estrelista" e isolado por Tiago Gomes - o melhor dos visitantes -, só com Nilson pela frente, rematou muito defeituosamente. 
Na jogada seguinte o Vitória de Guimarães "matou" o jogo. Fajardo, que entrou para o lugar de Ghilas, cruzou da direita, Pedro Alves sacudiu mas para o peito de Alan, que assim marcou o primeiro - e único - golo esta época.
Quatro minutos depois surgiu o terceiro golo, por Andrezinho, um golo de belo efeito, mas certamente sem intenção do defesa-direito do Vitória de Guimarães, que acabou por transformar a sua tentativa de cruzamento num remate indefensável. 
Com as bancadas do repleto "D. Afonso Henriques" em êxtase e o Estrela da Amadora rendido, deu até para Manuel Cajuda substituir dois dos mais importantes jogadores desta temporada, Flávio Meireles e o guarda-redes Nilson, para serem aclamados pela massa adepta.
O quarto e último golo surgiu no cair do pano (88 minutos), por Desmarets, com um remate forte colocado já dentro da grande área.
PUB

Premium

Junta de Freguesia de São Vicente Ferreira venceu processo contra família que vendeu casa onde residia, na rua da Arrenquinha. Habitação era propriedade da junta e negócio foi considerado nulo, quer pelo tribunal de Ponta Delgada, quer pela Relação de Lisboa