Autor: Lusa/AO Online
De acordo com o IPMA, o grupo Oriental (ilhas de São Miguel e Santa Maria) está sob aviso laranja entre as 07:00 e as 18:00 de hoje devido à previsão de precipitação e trovoadas.
No grupo Central (ilhas da Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial e Terceira) há aviso laranja para precipitação e aviso amarelo para as trovoadas também até às 18:00 de hoje.
O aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo é o terceiro da escala e revela uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje para o grupo Ocidental (ilhas das Flores e Corvo) períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 60 quilómetros por hora, rodando para oeste durante a noite.
No grupo Central prevê-se períodos de céu muito nublado, chuva e aguaceiros, que por vezes poderão ser fortes durante a madrugada, condições para a ocorrência de trovoada e vento sudoeste bonançoso a moderado.
Para o grupo Oriental a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva e aguaceiros, que por vezes poderão ser fortes, condições para a ocorrência de trovoada e vento sudoeste moderado a fresco, soprando temporariamente muito fresco com rajadas até 80 quilómetros por hora em Santa Maria.
Na Horta (Faial) e em Angra do Heroísmo (Terceira) as temperaturas vão variar entre os 16 e os 22 graus Celsius, em Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) entre 15 e 20 e em Ponta Delgada (Ilha de São Miguel) entre os 18 e os 21 graus.
-
Presidente da República cancela visita à ilha do Corvo devido ao mau tempo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou hoje a visita que tinha programado para a ilha do Corvo, nos Açores, “devido ao mau tempo”, segundo fonte da Presidência.
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”