A dupla Carlos Martins - Daniel Amaral foi ontem anunciada como a primeira equipa confirmada no II Rallye Capital do Queijo / Fajãs, prova de abertura do Campeonato dos Açores de Ralis e do Troféu de Ralis de Terra dos Açores de 2026.
O piloto algarvio vai, pelo segundo ano consecutivo, correr a prova organizada pelo Grupo Desportivo Comercial e nos dias 13 e 14 de março vai estar nas estradas jorgenses ao volante de um Ford Fiesta R5, emprestando competitividade ao primeiro rali que se vai disputar nos Açores este ano.
Recorde-se que Carlos Martins foi um dos pilotos convivados pela organização a tomar parte na edição do ano passado e, na altura, o algarvio terminou em segundo lugar, atrás do francês Pierre-Louis Loubet, em Citroën C3 Rally2.
O anúncio da primeira equipa confirmada na prova aconteceu pouco depois de ter decorrido, na Câmara Municipal das Velas, a apresentação pública do evento desportivo.
Na ocasião, a presidente da autarquia das Velas vincou que o apoio dado ao II Rallye Capital do Queijo / Fajãs é, na verdade, um investimento na promoção da ilha e na economia local.
“Estamos sempre a tentar combater a tal sazonalidade”, começou por adiantar Catarina Cabeceiras, salientando que “é um investimento que fizemos na promoção da nossa ilha. São Jorge é conhecido pelo queijo, pelas fajãs e, por isso, também um impulsionador turístico, impulsionar a economia local”, realçou a edil.
A autarca das Velas destacou a esperança de contar com “uma afluência de pessoas à nossa ilha” nos dias 13 e 14 de março, data de realização da prova, tendo o autarca da Calheta, na sequência disso, dado nota que esta afluência será, efetivamente, uma realidade.
“Já soube que na Calheta já se regista uma enorme procura para esta altura, sei que há voos da SATA que estão cheios, voos extra que também já estão lotados”, acrescentou António Viegas.
A prova conta em 2026 com um total de 248.93 quilómetros de extensão total, dos quais 75.98 são corridos contra o cronometro ao longo de nove prova especiais de classificação.
