Açoriano Oriental
Presidência UE
"Grupo do Futuro" discute no Funchal a segurança dos europeus
O ministro da Administração Interna português, Rui Pereira, preside hoje e terça-feira, no Funchal, à terceira reunião do "grupo consultivo de alto nível" sobre o futuro das políticas de segurança da União Europeia.

Autor: Lusa/ AO
O encontro conhecido também por "Grupo do Futuro " visa discutir e preparar recomendações sobre a política europeia de segurança no período pós-2010, na área da Justiça e dos Assuntos Internos.

    O grupo deverá também pronunciar-se sobre as formas de reforço da cooperação na área da Liberdade, Segurança e Justiça, para que sejam alcançadas políticas mais integradas, compreensíveis e centradas nas necessidades dos cidadãos europeus.

    A presidência alemã da União Europeia reuniu pela primeira vez este "grupo consultivo de alto nível".

    O "Grupo do Futuro" inicial foi composto pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Franco Frattini, seis ministros do Interior do trio de presidências actual e futura - Alemanha, Portugal e Eslovénia, bem como França, República Checa e Suécia -, um representante do trio da presidência seguinte (Espanha, Bélgica e Hungria) e peritos dos Estados-membros, individualmente considerados, consoante as necessidades e os temas em discussão.

    Este conjunto de decisores e especialistas deverão assim abordar temas relacionados com os problemas colocados pela livre circulação de bens e pessoas na UE alargada, nomeadamente as consequências da imigração ilegal, crime organizado, tráfico de drogas e do terrorismo internacional.

    Portugal detém neste último semestre de 2007 a presidência europeia pela terceira vez desde a sua adesão ao bloco europeu, em 1986.

    A reunião começa hoje às 18:00 com uma sessão plenária seguida às 20:00 de um encontro com a imprensa.

    No segundo e último dia do encontro estão previstos no programa, sessões plenárias às 09:30 e 11:30 com uma pausa às 11:30 para a habitual "fotografia de família".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados