Governo dos Açores avança com sete empreitadas no abastecimento de água

O Governo dos Açores vai avançar com a adjudicação de sete empreitadas no abastecimento de água, orçadas em 718 mil euros, nas ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Graciosa



Segundo um comunicado do executivo açoriano, as intervenções abrangem infraestruturas de abastecimento de água nas ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Graciosa, contribuindo para a “melhoria da eficiência hídrica, redução de perdas e reforço da resiliência dos sistemas de distribuição”.

No seguimento do protocolo celebrado com o Fundo Ambiental para investimentos no setor do abastecimento de água, realizou-se, este mês, uma reunião de balanço entre as partes, em que o Governo Regional dos Açores esteve representado pelo secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, e o presidente do IROA, SA, Pedro Hintze Ribeiro.

Durante o encontro, foi apresentado o ponto de situação dos procedimentos concursais lançados ao abrigo do protocolo, tendo o júri responsável concluído a análise de sete procedimentos, propondo a adjudicação de sete empreitadas, num valor global de cerca de 718 mil euros.

De acordo com o Governo dos Açores, este montante corresponde a 72,9% da verba total protocolada, fixada em um milhão de euros, representando, assim, um “avanço significativo na concretização dos investimentos programados”.

António Ventura considera que o balanço efetuado “demonstra que o protocolo celebrado com o Fundo Ambiental está a produzir resultados concretos e visíveis no terreno”.

Para o governante, “estas intervenções, distribuídas por várias ilhas, reforçam a resiliência das nossas infraestruturas, melhoram a eficiência hídrica e contribuem para garantir um serviço de maior qualidade às populações e às atividades económicas, em particular à agricultura, que depende de sistemas de abastecimento robustos e fiáveis”.

PUB

Premium

Segundo auditoria do Tribunal de Contas, a Polícia Judiciária efetuou 12 apreensões de droga na ilha de São Miguel, em 2021, passando para 247 em 2024. Ponta Delgada e Ribeira Grande concentram 74% das apreensões