Açoriano Oriental
Governo dos Açores anuncia serviço de radioterapia na ilha Terceira em 2021

 Governo Regional dos Açores anunciou esta sexta feira que o serviço de radioterapia da ilha Terceira, previsto há vários anos, arrancará ainda em 2021.

Governo dos Açores anuncia serviço de radioterapia na ilha Terceira em 2021

Autor: Lusa /AO Online

“Era um anseio de vários anos das populações que necessitam de um serviço com esta importância e na sequência de muitos avanços e recuos, desta vez é para avançar mesmo. É este compromisso que está a ser concretizado”, disse o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, em declarações à Lusa.

Inaugurado em 2012, o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira foi construído com um ‘bunker’ para um serviço de radioterapia, que está equipado desde 2016, mas nunca chegou a ser utilizado.

O centro de radioterapia dos Açores foi criado na ilha de São Miguel, em 2016, e chegou a estar previsto um polo na ilha Terceira, que deveria entrar em funcionamento no mesmo ano, mas, entretanto, o Governo Regional (PS) alegou falta de "casuística" para que o projeto pudesse avançar.

O executivo da coligação PSD-CDS-PPM, que tomou posse em novembro de 2020, retoma agora o projeto, que Clélio Meneses garante ser para cumprir.

“Estamos em condições de assumir que ainda durante este ano, irá ser iniciado o processo de radioterapia na Terceira”, disse Clélio Meneses, citado num comunicado de imprensa do Governo Regional.

Questionado pela Lusa sobre as justificações de falta de “casuística” alegadas pelo anterior executivo, Clélio Meneses rejeitou tecer comentários.

“Não vou fazer comentários sobre as razões que levaram ou não levaram a que esse serviço fosse implementado. O que devo dizer é que, com base em muita determinação e vontade política, está o assunto resolvido e vai iniciar-se ainda este ano”, afirmou.

Quanto ao investimento necessário, o governante não quantificou, dizendo apenas que o processo será feito “através de uma convenção e com pagamento dos serviços que vão ser prestados”, de acordo com a tabela em vigor.

O governante visitou, na quinta-feira, as instalações do Hospital da Ilha Terceira com a empresa que ficará responsável pelo serviço, a mesma que assegura estes cuidados de saúde na ilha de São Miguel.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados