Açoriano Oriental
Governo dos Açores admite construir novo centro de Saúde nas Lajes do Pico

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, admitiu construir um novo centro de Saúde nas Lajes do Pico, tal como é reivindicado pela população, mas não se quis comprometer com a solução proposta pelo município.

Governo dos Açores admite construir novo centro de Saúde nas Lajes do Pico

Autor: Lusa/AO Online

“Queremos comprometer-nos com uma solução e estamos a trabalhar a solução mais adequada, portanto, este é um preliminar que estamos a fazer e que encaro com uma atitude positiva da Câmara, porque, em vez de se limitar a criticar, assumiu a responsabilidade de apontar um lugar e uma alternativa”, disse o governante, após a visita ao pavilhão desportivo das Lajes do Pico, que o município pretende demolir, para a construção da nova unidade de saúde.

A construção de um centro de saúde de raiz na vila das Lajes é uma reivindicação da autarca socialista Ana Brum, eleita presidente do município nas últimas eleições autárquicas, embora a solução inicialmente apontada pelo governo de coligação (PSD, CDS-PP e PPM), passasse pela reabilitação do velho centro de Saúde, que funciona num edifício cedido pela Santa Casa da Misericórdia local.

“Para além de todo o interesse e dedicação municipal [a este causa], houve uma petição pública assinada pelas próprias pessoas que trabalham na Saúde, a reivindicar a construção de um novo Centro de Saúde nas Lajes”, recordou a presidente do município.

A autarca adiantou que a solução agora proposta pela autarquia, permitiria não apenas a construção de uma unidade de saúde nova, como também iria libertar o velho centro de saúde para ser transformado num polo da Santa Casa da Misericórdia, destinado aos cuidados continuados.

O presidente do Governo lembrou que a decisão de reabilitar o Centro de Saúde das Lajes do Pico “já vinha de trás”, referindo-se ao anterior executivo socialista, mas admitiu que é preferível “suspender” o processo nesta altura e voltar a reavaliá-lo, na busca de uma solução “de consenso”.

“Entendemos que é justo e adequado, para servirmos bem o povo, parar e ver. Portanto, ficou suspenso o anterior processo e vamos agora fazer um diálogo profícuo com o município”, disse José Manuel Bolieiro, adiantando que o Governo vai analisar o assunto, ouvir opiniões e tomar uma decisão definitiva sobre o futuro daquela unidade de saúde.

A autarca lajense entende que a demolição do pavilhão desportivo das Lajes do Pico, para que possa ser construído o novo centro de saúde, “é a melhor solução” para o concelho, permitindo que os cuidados de saúde se mantenham no centro da vila, mas disponibilizou “todos os terrenos municipais” para a solução que o Governo entende ser a mais adequada para a futura edificação.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados