Autor: Lusa/AO Online
"Existe cada vez mais a consciência de que os Açores têm evoluído de uma região com grandes desafios de desenvolvimento para uma região moderna, que já é uma referência no país e também no espaço europeu", afirmou Vasco Cordeiro, em declarações antes da partida para o Canadá.
Nesse sentido, a deslocação de uma comitiva açoriana a este país da América do Norte pretende atrair investimento externo, numa comunidade onde estão radicados muitos emigrantes açorianos, depois de iniciativas idênticas realizada no Estado do Massachusetts, EUA, e em Toronto, Canadá.
Para Vasco Cordeiro, "os laços fortes entre estas regiões que foram destino da emigração açoriana e os Açores podem e devem ser potenciados, não apenas nas áreas mais tradicionais, mas também na vertente da captação de investimento”.
A iniciativa pretende, por isso, dar a conhecer os incentivos existentes nos Açores para o investimento externo, assim como as áreas consideradas prioritárias, entre as quais se encontram o turismo, agricultura, pecuária, pescas, ambiente, energia, investigação e desenvolvimento tecnológico.
Esta sessão de esclarecimento vai contar também com a presença de Gualter Couto, presidente da Agência para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA), entidade responsável pela captação de investimento externo no arquipélago.
O secretário regional da Economia encontra-se no Canadá a participar em diversas iniciativas do programa oficial da Semana Cultural da Casa dos Açores de Winnipeg, considerada uma instituição de referência para as comunidades açorianas residentes no Canadá, que está a comemorar 25 anos.