GNR apreende 51 quilos de pescado por fuga à lota

A GNR apreendeu 51 quilos de pescado fresco, com o valor estimado de 127 euros, no concelho de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira



A apreensão foi feita ontem através do Posto Territorial da Praia da Vitória, no decorrer de uma ação de fiscalização às atividades piscatórias.

De acordo com um comunicado do Comando Territorial dos Açores da GNR, os militares da Guarda detetaram a circular na via pública dois veículos a transportar o referido pescado, sem que o mesmo tivesse sido vendido em lota. O regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão.

Desta ação resultou a identificação dos proprietários das viaturas, dois homens, de 61 e 67 anos, e a apreensão do pescado, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação.

O pescado apreendido, após exame higiossanitário, foi doado a várias instituições de solidariedade social.


PUB

Fruto sobretudo do aumento do turismo e das viaturas de aluguer, o consumo de gasolina 95 aumentou cerca de 20 milhões de litros nos Açores entre 2014 e 2024, tendo o mês de julho de 2025 ultrapassado pela primeira vez a barreira dos seis milhões de litros num mês