Açoriano Oriental
GetArt leva teatro e dança a portadores de deficiência

Inclusão através da arte é o mote de projeto que junta duas empresas incubadas no TERINOV com o objetivo de levar o teatro e a dança a pessoas com deficiência assim como de relatar o seu impacto


Autor: Tatiana Ourique

Chama-se A.T.I.T.U.D.E. e surge no âmbito da iniciativa PARTIS & Art for Change, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian com a Fundação ”la Caixa”, de apoio a projetos que demonstram o papel da arte participativa enquanto impulsionadora de mudança e de transformação social.

Daniela Silveira, diretora da associação GetArt, contou ao Açoriano Oriental como surgiu a iniciativa: “Começou por um convite meu, em nome da GetArt, à Vanessa Canto da Moot - The Movement Lab. Duas entidades incubadas no Terinov - Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira para juntas desenvolvermos uma ideia que pudesse ser submetida candidatura a esta iniciativa. E aí nasce o projeto ATITUDE, que trabalha a inclusão social através de práticas artísticas, nomeadamente o Teatro e a Dança”.

A arte chega, então, às pessoas portadoras de deficiência de três instituições da ilha Terceira: “O projeto abrange três entidades, o CAD - Centro de Apoio à Deficiência da Praia da Vitória, a ACM de Angra do Heroísmo e o projeto da Câmara Municipal da Praia da Vitória “Jovens em Ação”. Todas estas entidades trabalham diariamente com público com deficiência cognitiva e física”, adiantou a diretora da GetArt ao AO.

“O ATITUDE arrancou no início de março no CAD e durante quatro meses e duas vezes por semana um grupo de utentes participa em aulas de teatro e dança e saem regularmente da instituição para dinâmicas artísticas conjuntas com outras entidades. No final de cada período é apresentado à comunidade em forma de espetáculo o trabalho desenvolvido com os utentes/alunos das aulas. Serão eles os dançarinos e atores em palco. O processo é replicado nas restantes instituições. Este ano teremos dois espetáculos: um espetáculo integrado na programação nas Festas da Praia da Vitória e outro no Teatro Angrense que serão anunciados em data oportuna com os protagonistas”, acrescenta Daniela Silveira.

Além da questão lúdica e artística, o projeto pretende provar o impacto da arte nos utentes portadores de deficiência: “o projeto prevê uma avaliação do impacto psicológico e social que estas atividades têm nos utentes que será apresentado através de um relatório e uma campanha de sensibilização dirigida a todas as entidades de solidariedade social, profissionais e famílias para a importância da integração deste público na frequência de práticas artísticas”, refere, acrescentando que “o ATITUDE vem colocar as questões relacionadas com o acesso – físico, social e intelectual – e a inclusão no centro da reflexão e da prática do sector cultural e vem contribuir para a preparação técnica dos profissionais da cultura em questões de acesso e inclusão de forma a promover a mudança no terreno”.

O projeto pretende ainda levar os utentes para fora de portas das instituições e contactarem diretamente com agentes e contextos culturais.

A coordenação técnica e artística das aulas e do espetáculo está a cargo de Vanessa Canto, bailarina, e de Valter Peres, ator e formador de teatro.

O A.T.I.T.U.D.E., projeto que trabalha a inclusão social utilizando como veículo as práticas artísticas nas vertentes do Teatro e da Dança, foi candidato ao prémio Acesso Cultura 2022 promovidos pela Acesso Cultura, uma entidade nacional que tem como missão a promoção do acesso – físico, social e intelectual – à participação cultural.
O projeto A.T.I.T.U.D.E. pretende estender-se a outras ilhas já no próximo ano.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados