Açoriano Oriental
Covid-19
Gaudêncio receia ‘arrefecimento’ no investimento

Com uma aposta forte no setor do turismo, o autarca da Ribeira Grande teme que o investimento privado sofra uma quebra

Gaudêncio receia ‘arrefecimento’ no investimento

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Numa situação que é transversal a toda a população dos Açores, no concelho da Ribeira Grande, as recomendações das autoridades estão a ser acolhidas e respeitadas. “Tem existido compreensão à situação que se vive”, disse Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, frisando que “temos vindo a alertar para que a população se mantenha em casa. Claro que há sempre situações pontuais, mas nestes casos temos alertado as entidades competentes, nomeadamente a PSP que tem feito um excelente trabalho”.

Entendendo a necessidade do cerco sanitário ao concelho vizinho da Povoação, o autarca confessa que a população ficou um pouco alarmada e “de certa forma prejudica um pouco porque temos população que vive paredes meias com as Furnas, mas vejo também compreensão da nossa população até porque estamos a falar de num problema de saúde pública e que merece a atenção de todos”.

Para fazer face aos impactos económicos das famílias e das empresas que esta situação está a gerar, a autarquia tomou algumas medidas, entre elas, a isenção “do pagamento das rendas concessões, a isenção das taxas de resíduos. Iremos tomar outras medidas, que irão a reunião de câmara no dia 2 de abril, que passa pela isenção do 1º escalão da água. A nível das rendas sociais, temos cerca de 500 habitações sociais e iremos isentar o pagamento das mesmas, mas essa isenção só é permitida a quem tem a sua situação regularizada no município”.

Numa altura em que o concelho apostava forte no turismo, a atual situação de contingência na Região, veio travar este crescimento, pelo menos por enquanto. “São cerca de 60 milhões de euros de projetos, uns que já deram entrada na câmara e outros que nos foram dados a conhecer, num valor de 100 milhões de euros. Digamos que pode ocorrer algum ‘arrefecimento’ nesses investimentos privados”. Porém, neste momento “temos que direcionar a nossa ação política para as medidas sociais”.

Por outro lado, “gostaria de deixar uma palavra de esperança, porque assim que terminar esta situação a autarquia irá desenvolver um plano de ação em parceria com os seus empresários. A título de exemplo, “vamos antecipar o plano de investimentos que estava previsto para o longo do ano, com cerca de 7,5 milhões de euros de empreitadas que irão ser lançadas nas próximas semanas de forma a dinamizar o nosso tecido empresarial”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados