Galeria açoriana no Museu da Baleia de New Bedford

Galeria açoriana no Museu da Baleia de New Bedford

 

Francisco Cunha   Regional   5 de Set de 2010, 18:09

O Museu da Baleia de New Bedford inaugura sexta-feira, 10 de Setembro, a Azorean Whalemen Gallery (Galeria dos Baleeiros Açorianos), que albergará inicialmente uma exposição organizada relativa à baleação no Faial.

Esta galeria é primeira exposição permanente nos EUA a assinalar a contribuição portuguesa para o património marítimo americano, mais concretamente a história da baleação de New Bedford e dos Açores.

O intercâmbio cultural entre a cultura açoriana e americana no século XIX através da caça à baleia e a sua importância para o crescimento da Região de New Bedford estarão presentes na nova galeria do Museu, refere uma nota de imprensa. Haverá ainda um vislumbre sobre o arquipélago açoriano e a diáspora, os navios que frequentavam as "ilhas do Oeste" e as pessoas que os ligavam a New Bedford.

A recém-inaugurada galeria contará inicialmente com a exposição "A Baleação no Faial: Fase Industrial (1940 - 1984)", organizada na sequência de uma parceria estabelecida entre o Observatório do Mar dos Açores e a empresa Reis & Martins Lda, com o apoio da Câmara Municipal da Horta. Esta exposição reflecte sobre os centros nevrálgicos da baleação no Faial (Fábrica da Baleia de Porto Pim e Armazéns da Reis & Martins – Rua Nova), a sua história e suas funções. Além disso são abordados aspectos ligados às "novas indústrias da baleação", como o whale whatching, o turismo, a arte e a ciência.

São ainda destacadas obras diversas de distintas personalidades que vivenciaram a baleação no Faial ao longo do Século XX.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.