Açoriano Oriental
Euro/Crise
Fundo de resgate deverá ser reforçado para lá de um bilião de euros
O Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) deverá ser reforçado para mais de um bilião de euros e as perdas sobre a Grécia podem chegar aos 60 por cento, disseram membros da oposição parlamentar na Alemanha.

Autor: Lusa/AO online
As declarações dos deputados alemães seguem-se a um encontro com a chanceler Angela Merkel e surgem numa altura em que decorrem intensas negociações para resolver a crise da dívida soberana na zona euro, em particular no que toca à Grécia, mas também em relação a Roma, onde o Governo está hoje reunido para dar resposta a novas exigências vindas de Bruxelas.

“Vai haver uma alavancagem do FEEF. É claro que esta alavancagem vai ser de um nível para lá de um bilião de euros”, disse, citado pela Associated Press, Jurgen Trittin, membro dos Verdes alemães, após uma reunião com Merkel, num reforço que deverá envolver o Fundo Monetário Internacional.

Além disso, está prevista também uma recapitalização dos bancos europeus da ordem dos 100 mil milhões de euros, e o aumento das suas taxas de capital próprio (racio) dos actuais cinco por cento para nove por cento, adiantou também a chanceler aos deputados.

A União Europeia encontra-se neste momento à procura de soluções para o reforço do FEEF, de modo a que este esteja preparado para proteger países como a Espanha ou a Itália, respectivamente a quarta e terceira maiores economias da zona euro.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados